Pedagogo que inspirou o filme ´Contador de História´ conduz palestra para profesores da Seduc
O auditório Eulálio Chaves da Universidade Federal do Amazonas foi o palco escolhido para sediar a palestra “Quem tem história pra contar” ministrada pelo pedagogo Roberto Carlos Ramos, cuja trajetória inspirou o enredo do filme “O contador de história”, dirigido pelo cineasta Luiz Villaça.
Promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e sistema Positivo de Ensino a palestra dirigida pelo pedagogo Roberto Carlos Ramos a mil professores da rede pública estadual buscou levar os participantes a uma reflexão sobre a influência dos educadores junto aos jovens.
Com a palestra “Quem tem história pra contar?” o encontro trouxe relatos e a trajetória de vida do palestrante. Tido como uma criança irrecuperável quando esteve em um complexo correcional para menores, Ramos mudou seu destino após conhecer a pedagoga francesa Margherit Duvas. Sua história serviu de inspiração para o enredo do filme. “O contador de história”.
Aos presentes, dentre as reflexões sugeridas, Roberto Carlos Ramos enfatizou a função social do professor, que pode, com seu ofício, ser decisivo na tomada de decisões de jovens e crianças. “O importante é nunca desistir da educação; o caminho é agregar uma boa escolha à superação constante das dificuldades”, disse o palestrante, frisando que o Brasil merece uma educação de qualidade com participação determinante dos professores.
Sobre sua trajetória, Roberto Carlos disse que ela tem sido uma história de superação. “Aos seis anos de idade fui deixado em uma entidade assistencial por minha mãe que tinha a esperança de estar me proporcionando melhores condições de vida. Aos 13 anos eu ainda era analfabeto e por varias razões nessa época já registrava mais de cem fugas e várias infrações no meu currículo”, disse o palestrante, revelando que seu contato com uma pedagoga, e a aposta dela em seu futuro, mudou o percurso de sua vida.
O evento de formação foi aberto pela secretária de Educação adjunta da Capital, professora Nazaré Sales Vicentim, que recepcionou os presentes e ressaltou que momentos de formação e reflexão pedagógica estão sendo oportunizados pela Seduc e entidades parceiras em atendimento aos educadores da rede.