Seduc lança programa institucional de estágio probatório
O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançou nesta semana um programa institucional destinado a avaliar, acompanhar e assessorar de forma intensiva o desempenho profissional dos novos 4.448 servidores da educação que ingressaram no funcionalismo estadual por meio do último concurso público realizado para a Seduc.
O programa foi organizado pelo Governo do Estado sob a justificativa de que a avaliação de desempenho profissional é uma tendência mundial dos governos que buscam ativamente a melhoria da qualidade dos serviços prestados à sociedade. A realização do acompanhamento e avaliação de desempenho do servidor durante o período de três anos de estágio probatório é, também, uma obrigação preconizada pela Constituição Federal.
O lançamento do programa, seguido da capacitação de todos os 4.448 docentes ocorreu esta semana no centro de convenções do Studio 5, em Manaus, com transmissão para todos os municípios do interior por meio do Centro de Mídias de Educação.
Além de atender os professores, o programa de Estágio Probatório será estendido às demais categorias profissionais da rede estadual de educação, abrangendo inclusive assistentes administrativos e merendeiras.
O principal objetivo do programa, segundo a Seduc, é promover a melhoria da qualidade do ensino por meio da formação dos novos professores e pedagogos, visando consolidar a rede estadual como uma das dez melhores do Brasil em todos os níveis de ensino.
Formação realizada no Studio 5 e transmitida via satélite para todos os municípios do Amazonas é direcionada a mais de 4,4 mil educadores
Os resultados do programa começarão a ser sentidos imediatamente, principalmente por meio da motivação destes novos profissionais e pelo cuidadoso monitoramento das respectivas atividades nas escolas. “E persistirão em longo prazo, pois até julho de 2014 acontecerá um extenso programa de formação de profissionais da educação pública, com realização de grandes seminários presenciais em Manaus em teleconferência com todos os 61 municípios do interior do estado, combinado com modernos recursos de Educação a Distância”, informou o Newton Pedri, assessor estratégico da Seduc.
A postura profissional diferenciada, fundamentada em valores como iniciativa, responsabilidade e produtividade, que será moldada pelo monitoramento durante os 36 meses iniciais de atividades, somadas ao aperfeiçoamento de alta qualidade técnica obtido na formação que será realizada em 2012, 2013 e 2014, segundo Newton Pedri, continuarão a alavancar resultados durante toda a carreira docente destes servidores.
Abrangência
A dimensão do programa, quando considerada sua abrangência (as 62 cidades do estado), a carga horária das formações (168 horas de atividades por servidor), a quantidade de servidores (4.448 servidores em estágio probatório) e o completo monitoramento (acompanhamento no local de trabalho, avaliação de aula prática, auto-avaliação e formação em serviço) colocarão esta proposta como uma das mais inovadoras e completas avaliações de Estágio Probatório do Brasil.
O programa é coordenado pela Seduc, que neste trabalho conta com a parceria do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed), organização ligada à Universidade Federal de Juiz de Fora.