Estudantes da rede pública conquistam medalhas em mundial de jiu-jitsu realizado em São Paulo
Nesta semana, os estudantes Ricardo Guimarães, Diones Lucas e Ronaldo Dantas, todos da escola estadual Padre Pedro Gislandy retornaram a Manaus depois de participar do campeonato mundial de jiu-jitsu ocorrido entre os dias 19 e 22 de julho na cidade de São Paulo. Na bagagem, os amazonenses trouxeram além de muita experiência, uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze.
Realizado no ginásio Ibirapuera, em São Paulo, o campeonato mundial reuniu jovens talentos da modalidade e evidenciou o bom desempenho dos amazonenses. Com 13 anos, Ricardo Guimarães faturou a medalha de ouro e sagrou-se bi-campeão mundial na categoria ‘pluma’ / faixa verde (para competidores com idade entre 13 e 14 anos); Dione Lucas Alfaia conquistou medalha de prata na categoria ‘pluma’ / faixa verde (para competidores com idade entre 14 e 15 anos) e Ronaldo Dias conquistou o bronze na categoria ‘pena’ / faixa verde (para competidores com idade entre 14 e 15 anos).
Com o intuito de incentivar e valorizar o esporte amazonense, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), prestou apoio aos competidores, financiando as passagens aéreas dos atletas e de seu monitor, o professor de educação física, Ricardo Leal.
Francimary Macedo, que é gestora da escola estadual Pedro Gislandy evidenciou a participação e os resultados obtidos pelos estudantes de suas escolas no torneio internacional. “É um grande orgulho para nós, enquanto instituição, representar com mérito o nosso estado. As medalhas conquistadas são conseqüência do empenho destes jovens com o trabalho desenvolvido pela escola”, apontou a gestora.
Estudantes vencedores ao lado da gestora da escola Padre Pedro Gislandy, Francimary Macedo e coordenadora distrital, Angélica Matilde.
Além de monitor da equipe, o professor de educação física Ricardo Leal, 37, é pai do atleta, Ricardo Guimarães, que faturou medalha de ouro na competição. Há dois anos monitorando o programa ‘Mais Educação’ na escola Padre Pedro Gislandy, o professor revela que os resultados recém obtidos em São Paulo são frutos do amor e dedicação ao esporte. “Para a equipe técnica e para os alunos envolvidos no projeto, a dedicação é total, com treinos intensos. Nosso único foco é a consagração do esporte, com isso, os resultados surgem”, relatou o professor, informando que a participação dos estudantes na competição em São Paulo se deu pelos excelentes índices obtidos por eles nos Jogos Escolares do Amazonas (Jeas).
E escola estadual Padre Pedro Gislandy está localizada no bairro da Compensa, na zona oeste de Manaus e pertence à Coordenadoria Distrital 4 da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).