Ronda no Bairro fortalece parceria com escolas nas zonas leste e centro-sul
A parceria estreita com as escolas para a prevenção da criminalidade entre jovens é prioridade na implantação do programa Ronda no Bairro nas zonas centro-sul e leste de Manaus, neste mês de julho. O assunto foi combinado em encontro da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP), na tarde desta quinta-feira, 12 de julho, com comandantes da Polícia Militar, delegados da Polícia Civil e gestores de todas as 70 escolas estaduais dessas duas regiões, que têm 80 mil alunos.
Para o secretário-executivo-adjunto do Ronda no Bairro, tenente-coronel Amadeu Soares, que coordenou a reunião, o aprimoramento do que vem sendo feito na zona norte desde fevereiro deste ano, na primeira fase do programa, é um dos desafios para o sistema de segurança pública. “Na zona leste, o desafio é fazer melhor do que na norte, onde alcançamos redução de até 60% dos homicídios e outros indicadores criminais em um mês de operação”, disse.
Na reunião desta quinta-feira, a SSP apresentou aos gestores de escolas a metodologia do programa Ronda no Bairro para que a interação com os professores e alunos na escola seja efetiva. O secretário informou ainda que as escolas são alvo de rondas constantes dos policiais das companhias comunitárias (Cicom). “O que estamos fazendo hoje é fortalecer essa integração entre os sistemas de segurança e educacional, com foco na prevenção da violência e criminalidade, principalmente entre os jovens”, disse Amadeu.
Os gestores escolares aproveitaram a reunião com a SSP para mostrar disposição de se integrar ao esforço do Ronda no Bairro, expondo dificuldades e sugestões para melhorar a segurança, como áreas vulneráveis ao tráfico de drogas que funcionam perto das escolas.
Segunda fase do Ronda - O programa Ronda no Bairro será implantado nos dias 19 e 26 de julho nas zonas leste e centro-sul, respectivamente, sob investimento de cerca de R$ 186 milhões do Governo do Estado só nesta segunda fase.
Na zona leste, que tem uma população aproximada de 500 mil moradores, o efetivo da Polícia Militar salta dos atuais 278 para 931 homens; o da Polícia Civil, de 166 para 232. O número de Distritos Integrados de Polícia (DIP) dobra de quatro para oito. Serão 226 viaturas atuando na área, sendo 100 veículos quatro rodas e 126 motocicletas.
Para a zona centro-sul, o Ronda terá 561 policiais militares (hoje são 112) e 111 policiais civis (atualmente são apenas 37). O número de DIP dobra para quatro e o de viaturas será de 130 (56 veículos quatro rodas e 74 motocicletas).
Fonte: Agecom