Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Aulas do Centro de Mídias de Educação são retomadas

Após 38 dias de paralisação em virtude da enchente histórica que atingiu o estado, a transmissão das aulas diárias, via satélite, do Centro de Mídias de Educação foram retomadas nesta semana. Por meio do programa, o Governo do Estado, via Seduc, leva o ensino via satélite para duas mil comunidades rurais do Amazonas, beneficiando 34 mil estudantes dos ensinos fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos. 
 
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) no reinício dos trabalhos, 92% da rede já está em plena atividade desde a última segunda-feira. “Com o regime dos rios sendo normalizado, em um curto espaço de tempo teremos 100% de nosso atendimento viabilizado”, declarou o secretário da Seduc, professor Gedeão Amorim, informando que abrangendo os 61 municípios do interior do Amazonas, o programa é aplicado em 1.612 salas de aulas, das quais 1.582 já estão em pleno funcionamento.
 
Conforme informações da coordenação do Centro de Mídias, apenas três dos 61 municípios beneficiados pelo programa ainda registram prejuízos e estão impossibilitados de ter as aulas reiniciadas. “Anori, Envira e Manaquiri são as localidades que ainda sentem os efeitos da enchente e estão impossibilitadas de ter reiniciadas as aulas. No entanto, organizaremos, com o respaldo do Conselho Estadual de Educação, calendários escolares ‘especiais’ para estas localidades, de modo a não trazer prejuízo aos estudantes”, esclareceu a secretária de Educação Adjunta do Interior, Magaly Portela Régis.  
 
Ainda de acordo com informações da secretária Magaly Portela, em atendimento à carga horária exigida pelo Ministério da Educação (MEC), as atividades letivas do Centro de Mídias estão previstas para encerrar no dia 21 de janeiro de 2013. “A extensão do prazo justifica-se pelo longo período de inatividade – 38 dias – em decorrência da enchente”, esclareceu a secretária adjunta.
 
Centro de Mídias
 
Promovendo a qualidade do ensino e possibilitando o acesso aos estudos a 34 mil estudantes, o Centro de Mídias de Educação foi a estratégia pensada e organizada pelo Governo do Amazonas para levar a educação básica a pessoas que moram em comunidades rurais e ribeirinhas do estado.
 
Com dez prêmios concedidos por entidades nacionais e internacionais, o Centro de Mídias transmite aulas diárias e ao vivo a duas mil comunidades rurais. Os estudantes que delas participam são orientados por professores presenciais e podem interagir em tempo real com os professores ministrantes que ficam em Manaus. Contando com uma coordenação geral, uma coordenação pedagógica e uma central de produção educativa para TV, o Centro de Mídias tem seus estúdios localizados no bairro Japiim, em Manaus, ao lado da sede da Seduc.  
 
O programa tem como focos principais: viabilizar a realização de aulas presenciais com mediação tecnológica; produzir mídias educativas (textos, vídeos, som e imagem) voltadas para a formação e desenvolvimento humano de alunos, professores e demais profissionais da educação e realizar oficinas de formação e produção de mídias educativas para professores e pedagogos.
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget