Estudantes são premiados no concurso estadual de cartazes em combate ao uso de drogas
O Conselho Estadual de Entorpecentes do Amazonas (Conen) premiou em evento realizado no auditório da Universidade do Estado do Amazonas os estudantes da rede pública estadual vencedores do 11º Concurso Estadual de Cartazes em Combate ao Uso de Drogas. Voltado para alunos do ensino fundamental, o concurso cultural e educativo foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), contando com o apoio da Arquidiocese de Manaus e Petrobras.
Realizado anualmente, o concurso chama a atenção dos estudantes para os perigos e conseqüências negativas acarretados pelo uso indevido de drogas e incentiva a criatividade artística das crianças na elaboração de mensagens de sensibilização em prol da vida. Conforme seus organizadores, neste ano de 2012, mais de 200 trabalhos foram confeccionados por alunos da rede pública estadual e municipal de educação.
Participando da cerimônia de premiação, o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, falou da importância do trabalho coordenado pelo Conen no Amazonas. “É uma ação educativa que interfere significativamente na formação das crianças. O concurso leva os participantes à valorização da vida e a refletir sobre a importância de valores como ‘família’ e ‘educação’”, apontou o secretário.
Objetivando mobilizar a comunidade escolar e também seus familiares, o concurso estadual de cartazes está integrado às ações da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e é direcionado a estudantes matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental (do 2º ao 5º ano). No Amazonas, os vencedores estaduais foram premiados com troféus e certificados de participação.
Estudantes com os trabalhos finalistas foram premiados.
Conforme a representante da Seduc e uma das organizadoras regionais do concurso, Aline Albuquerque, além de serem selecionados como vencedores estaduais, oito estudantes do Amazonas tiveram seus trabalhos reconhecidos nacionalmente pelo Governo Federal e participarão da cerimônia de premiação nacional em Brasília, com data a definir.
O estudante Gustavo Matheus Basílio de Souza, aluno do 3º ano da escola estadual de Tempo Integral Helena Araújo teve seu trabalho reconhecido nacionalmente e se disse orgulhoso por poder representar o Amazonas em evento que será realizado na capital federal. “É um reconhecimento que levarei por toda a vida”, disse.
Estudantes da rede estadual do Amazonas
com trabalhos reconhecidos nacionalmente:
Vitória Peixoto (Escola Estadual Luiz Vaz de Camões)
Rian Nascimento (Escola Estadual Nossa Sra. da Glória)
Gustavo Matheus Basílio (Escola Estadual de T. Integral Helena Araújo)
Thaís dos Santos (Escola Estadual Aderson de Menezes)
Bruna Honorato (Escola Estadual Ana Lúcia de Moraes)
Huã Kyt Batista (Escola Estadual Nossa Sra do Rosário/Manacapuru)
Victória de Souza (Escola Estadual Milburges Araújo)
Pedro Victor da Silva (Escola Estadual Menino Jesus de Praga)