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Mais de 120 projetos escolares são apresentados no seminário do programa Ciência na Escola

Apresentando à comunidade em geral e a um grupo de avaliadores os resultados dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos no âmbito de suas escolas neste ano de 2012, os estudantes da rede pública participaram nesta semana do seminário avaliativo do Programa Ciência na Escola (PCE), que é desenvolvido pelo Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e ainda a Secretaria Municipal de Educação (Semed). 
 
A abertura do seminário ocorreu no auditório do Centro de Educação de Tempo Integral Gilberto Mestrinho, no bairro do Educandos e as exposições dos trabalhos ocorreram na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério, localizada nas instalações da Semed, no bairro do Parque 10. Participaram da exposição os 123 trabalhos de pesquisa desenvolvidos em Manaus.
 
Com o Programa Ciência na Escola (PCE) o Governo do Estado incentiva a produção e iniciação científica na rede pública de ensino, financiando – por meio da Fapeam – o desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas do conhecimento. Ao participar do programa, estudantes e professores orientadores recebem bolsas-auxílio para desenvolver com maior qualidade seus trabalhos. 
 
Durante a solenidade de abertura do seminário, foram destacados o empenho e participação das escolas públicas no programa e ressaltada a importância dos projetos de iniciação científica desenvolvidos com êxito por alunos e professores orientadores. Participaram da solenidade a presidente da Fapeam, Maria Olívia de Albuquerque Simão, o secretário da Sect, Odenildo Sena e o diretor do Departamento de Políticas e Programas Educacionais da Seduc, Edson Melo.  
 
Representantes da Fapeam, Sect e Seduc participaram da solenidade
 
Evidenciando o êxito dos trabalhos desenvolvidos, a presidente da Fapeam, Maria Olívia Simão, disse que um dos focos de ação da Fundação neste ano de 2012 é abranger, com maior ênfase, as unidades de ensino do interior do Amazonas. “Incentivando as escolas a apresentarem e desenvolverem projetos inovadores que façam a diferença”, disse Maria Olivia, lembrando que em 2012 o PCE chegará à sua 5ª edição, com um histórico sem precedente de incentivo à iniciação científica.
 
Durante a cerimônia de abertura do seminário, vários gestores escolares relataram a contribuição que o PCE tem dado às suas instituições. A gestora da escola estadual Ondina de Paula, professora Adriana Ribeiro, por exemplo, disse que o projeto desenvolvido por seus alunos mobiliza escola e comunidade. “Desenvolvemos um projeto de combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue. A ação, além de mobilizar os alunos para uma busca maior pelo conhecimento, tem um caráter social, que privilegia o bem estar da comunidade”.
 
Durante o seminário, a aluna da escola estadual Prof. Nelson Alves Ferreira, Karyna Gomes, 14, destacou a importância do programa. “Desenvolvemos, em nossa escola um projeto que relaciona a Matemática a softwares de informática. Antes da aplicação do projeto, tínhamos dificuldades em assimilar o conteúdo de Matemática. Hoje a realidade é outra e estamos apresentando um maior rendimento nesta e em outras disciplinas”, afirmou a jovem.
 
Mostra Pública apresenta resultados de 123 projetos escolares
 
Após a abertura solene, o seminário de avaliação do PCE teve continuidade nesta quarta e quinta-feira (20 e 21 de maio) com a exposição dos 123 projetos escolares financiados pelo Governo do Estado. A apresentação foi aberta à comunidade e ocorreu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério, localizada nas instalações da Semed, no bairro do Parque 10, em Manaus.  
 
Os projetos desenvolvidos em escolas da Seduc e Semed na capital e no município de Rio Preto da Eva foram apresentados por estudantes por meio de apresentação oral e exposições de painéis. No total foram avaliados 86 projetos realizados por escolas da Seduc e 37 projetos realizados por escolas da Semed.
 
 
Mais de 120 projetos de iniciação científica foram apresentados
 
Participando da exposição, a escola estadual Ângelo Ramazzotti apresentou seu projeto: “Água nossa de cada dia”. Coordenado pela professora de Química, Viviane Zeferino, a pesquisa teve como objetivo reconhecer a necessidade de ingestão equilibrada de água para a promoção e manutenção da saúde. “No decorrer do projeto, os alunos verificaram a importância do consumo adequado de água para a manutenção da saúde envolvendo parâmetros físicos e químicos”, explicou a professora coordenadora,
 
“Estudamos e analisamos com bastante critério o tema em vários meses de pesquisa e acreditamos ter apresentado um bom trabalho”, disse o estudante da escola Ângelo Ramazzotti, Felipe Bragança, que juntamente com Bruno Santos, Daniel Oliveira e Manoel Coimbra executaram o projeto.  
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