Seduc convoca estudantes para participar do concurso de redação do Senado Federal
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) torna público aos estudantes, a abertura do 5º Concurso de Redação do Senado Federal. Com o tema “Meu município, meu Brasil” o concurso é voltado para alunos do ensino médio e receberá as inscrições e redações individuais dos concorrentes até o dia 31 de agosto.
Chegando à 5ª edição, o concurso educativo tem como objetivo estimular estudantes a refletirem sobre o processo democrático e o exercício da cidadania. É finalidade do concurso, também, favorecer a compreensão acerca do processo democrático de escolha dos nossos representantes e contribuir com as ações escolares desenvolvidas na disciplina de Língua Portuguesa.
Para participar do concurso, é necessário que o aluno esteja regularmente matriculado no ensino médio e redija uma redação com o tema “Meu município, meu Brasil”, elaborada em gênero dissertativo e com extensão de 20 a 30 linhas.
Somente serão consideradas inscritas as redações manuscritas pelos alunos na folha oficial do concurso – que pode ser obtida e impressa no site www.senado.gov.br/jovemsenador – sem rasuras e sem identificação, acompanhada da ficha de inscrição devidamente preenchida, assinada pelo gestor da escola, pelo autor da redação e por seu responsável (se o aluno tiver idade inferior a 18 anos). Os trabalhos devem ser encaminhados até o dia 31 de agosto de 2012 na Gerência de Ensino Médio da Seduc, cuja sede está localizada na Avenida Waldomiro Lustosa, nº 250, bairro Japiim 2. Os trabalhos oriundos do interior do Amazonas deverão ser encaminhados via correio para o mesmo endereço, com o CEP: 69076-830.
No Amazonas, os trabalhos de divulgação e organização do concurso são coordenados pela Seduc, por meio de sua gerência de Ensino Médio, sob a supervisão das professoras Karol Regina Benfica e Kátia Cilene Menezes.
Conforme relatou Kátia Menezes, a expectativa pela participação dos estudantes é grande. “Esperamos mobilizar toda a comunidade estudantil e lembramos que só é permitida a inscrição de uma redação por escola. Caso sejam registrados mais de um texto por instituição, faremos a triagem a partir de nossa avaliação técnica”, explicou a professora.
Etapas e Premiação
O concurso será realizado em três etapas distintas, sendo a primeira: “Seleção da redação do aluno pela escola”; a segunda: “Seleção e envio da redação ao Senado Federal pelas coordenações estaduais” e a terceira: “Escolha da redação vencedora, do 2º e 3º lugares”.
Os 27 alunos finalistas concurso serão automaticamente selecionados para participar da edição anual do Projeto Jovem Senador e serão convidados a viajar a Brasília com as despesas de transporte aéreo, traslados, hospedagem e alimentação financiados pelo Senado Federal. Todos os alunos finalistas receberão: um microcomputador portátil, certificado de classificação no concurso e medalha. Os três primeiros lugares na etapa nacional também receberão troféus. As redações finalistas irão compor um livreto da 5º edição do certame.
O aluno Haiká Batista, que cursa o 3º ano do ensino médio na escola estadual Ângelo Ramazzotti pretende participar do concurso. Para ele, a iniciativa é uma oportunidade de divulgar idéias e exercitar os ensinamentos absorvido nas aulas de Língua Portuguesa. “Pretendo participar. Vou analisar com bastante critério o tema e redigir minha redação. Vejo concursos como este, como uma grande oportunidade conferida aos jovens”, disse.
Maiores informações sobre o concurso de redação podem ser obtidas junto à Gerência de Ensino médio da Seduc por meio do telefone: 3614-2275.