Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Estudantes e educadores parintinenses apresentam rendimento de qualidade

A 8ª Mostra de Gestão da Coordenadoria Regional de Parintins, que faz parte da estrutura da Secretaria de Estado de Educação do Governo do Amazonas (Seduc), chega hoje ao seu segundo dia, com a visitação as 13 unidades escolares da zona urbana. O evento conta com a participação da primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, e se encerra amanhã, no Bumbódromo de Parintins, com a apresentação dos resultados educacionais das escolas estaduais de Parintins, com DVD em 3D.
Com o tema "Mostra de Gestão Escolar: uma ação de todos nós" e sub-tema "Mostra de Gestão: uma estratégia de fortalecimento da gestão democrática nas escolas estaduais de Parintins", as 18 escolas estaduais da zona urbana e as três da zona rural do município apresentarão seus indicadores de qualidade (aprovação, reprovação e abandono), socializando com a comunidade os resultados das metas atingidas e prestando contas de seus gastos e atividades.
Na comitiva do Governo do Amazonas e Seduc em Parintins estão, a primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, o secretário Gedeão Amorim, a secretária executiva do interior, Magaly Portela, o diretor do Departamento de Políticas e Programas Educacionais, Edson Melo e o diretor do Cento de Mídias, José Augusto de Melo Neto.
A primeira escola visitada foi a padre Jorge Fezzini, que apresentou os seus indicadores de rendimento de 2011. Com 488 estudantes de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, a escola obteve 100% de aprovação e 0% de abandono e reprovação.
A gestora da escola, Maria do Carmo Oliveira Silva, destaca que a equipe pedagógica realiza um acompanhamento sistemático na questão das faltas. "Quando o aluno falta duas vezes realizamos imediatamente o contato com a família. O acompanhamento é o segredo do sucesso", conta.
Maria do Carmo conta que a tendência é melhorar ainda mais os resultados neste ano de 2012, já que a escola foi uma das beneficiadas com o projeto Reforço Escolar, do Governo do Amazonas, através da Seduc. "Temos 80 estudantes que têm aulas de reforço escolar de matemática e português, no contraturno. Este projeto, com certeza, está fortalecendo o nível de aprendizagem de nossos estudantes", aponta.
 
Estudantes apresentaram de forma criativa os rendimentos de cada escola
Na segunda escola da Mostra de Gestão de Parintins, Ministro Waldemar Pedrosa, os estudantes apresentaram todos os avanços da unidade escolar, de forma criativa, através de um telejornal.
A gestora Dilceane Bentes destaca que o grande desafio da escola será manter o índice de abandono em 0%. "Estamos realizando um trabalho com uma gestão participativa. "Temos trabalhado para envolver ainda mais os pais em nossa administração, pois sabemos da importância deles na escolaridade doa filhos. Acreditamos que a escola não se faz sozinha" disse.
A educadora parintinense Ruth Prestes Gonçalves foi homenageada pela escola estadual Ryota Oyama, tendo o seu nome colocado na biblioteca da unidade escolar. "Esta grande educadora da nossa terra empresta seu nome a nossa biblioteca, para ser perpetuada na memória de nossos estudantes e de todo o povo parintinense", disse a gestora da escola, Maria do Carmo Nunes de Oliveira.
 
Educadora Ruth Prestes recebe homenagem
Entre varias homenagens já recebidas, Ruth Prestes disse que ficou extremamente feliz por estar sendo homenageada pela primeira vez por uma escola e pela Câmara Municipal de sua cidade natal. "Estou feliz e gratíssima por esta homenagem, que com certeza, é uma das mais significativas, pois me remete a minha origem", conta.

Crescimento

A coordenadora regional de educação de Parintins, Lanira Garcia Cardoso, informa que em 2003, o índice de aprovação das escolas estaduais era de  93,26% e em 2011 foi de 96,07%. "E o mais significativo é o quanto estamos diminuindo o abandono escolar em nossas unidades educacionais, pois manter o estudante na escola é o nosso grande desafio", destaca.
Segundo Lanira Garcia, Parintins tem índices de aprovação e reconhecimento em todo o Estado e região. "Isto aumenta ainda mais a nossa responsabilidade em gerir esta educação de ponta, como é vista atualmente", fala.
Segundo o secretário Gedeão Amorim, a mostra de gestão é um evento pioneiro e único das escolas estaduais do Amazonas, que se iniciou por Parintins. É um evento bastante significativo, porque trabalha conjuntamente os estudantes, educados e pais. Os projetos de cada escola são apresentados à comunidade de forma lúdica. É um momento de beleza e festa", disse.
Participam da 8ª Mostra de Gestão de Parintins os educadores de Manaus, Beruri, Canutama, Itamaraty, Japurá, Tefé, Codajás, Novo Airão, Nhamundá e Eirunepé.
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget