Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Governo do Estado constrói Ceti na zona norte e amplia número de escolas de tempo integral

Um novo Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) está sendo construído no bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus, e deverá ser inaugurado pelo Governo do Amazonas no segundo semestre deste ano. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura do Amazonas (Seinfra), a construção está dentro de cronograma estabelecido. Até o fim deste semestre, o Governo também vai reinaugurar a Escola Estadual Gonçalves Dias, na zona oeste, que foi reestruturada para funcionar como Escola de Tempo Integral (ETI).
 
A ampliação das unidades de ensino de tempo integral é uma das prioridades do governador Omar Aziz, que vê nesse modelo um mecanismo para que jovens tenham formação educacional mais completa. “É uma oportunidade que quero oferecer para que os jovens amazonenses tenham um ensino diferenciado e de qualidade”, destacou o governador. Por meio das unidades de tempo integral, o aluno entre às 7h e sai às 17h, recebe aulas do conteúdo curricular tradicional e participa de atividades extracurriculares, como música, dança e esporte.
 
Com o novo Ceti na zona norte, subirá para dez o número de Centros de Educação Integral em todo o Estado, sendo um em Parintins, região do Baixo Amazonas, o primeiro no interior amazonense e o restante na capital.  A meta do Governo do Amazonas é ampliar o número de escolas de tempo integral para atender, principalmente, os estudantes das cidades do interior.
 
“Queremos chegar ao fim do governo com 36 Cetis. Por isso, nosso empenho junto ao Ministério da Educação tem sido constante. Além disso, estamos em tratativas com outras possibilidades de financiamento”, explicou o titular da Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc), professor Gedeão Amorim.
 
Os projetos de outros Cetis já estão adiantados. Os municípios de Iranduba e Itacoatiara, ambos na Região Metropolitana de Manaus, vão ser contemplados. Outro Ceti será erguido no conjunto habitacional construído pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal no programa Minha Casa, Minha Vida, no bairro Santa Etelvina, zona norte de Manaus. Os três Centros de Educação de Tempo Integral estão com os respectivos projetos básicos em fase bem adiantada de elaboração e projeção de custos, para em seguida começar o processo licitatório. O início das obras deve ocorrer ainda este ano, segundo o secretário da Seduc. “Iniciaremos, em breve, os procedimentos licitatórios. Nós queremos começar a construção dos empreendimentos este ano”, garante.
 
O modelo do Centro de Educação de Tempo Integral tem como diferenciais a oferta de educação, esporte e lazer em uma estrutura moderna. As 24 salas de aulas de cada unidade que contam com alta tecnologia, a exemplo das lousas digitais. Os Cetis possuem, ainda, laboratórios de informática e de ciências, biblioteca, ambiente de mídias, cozinha industrial, refeitório, auditório, salas para dança e música, sala de arte, gabinete odontológico, enfermaria e salas administrativas. Há também campo de futebol, academia para atividades físicas, piscina semi-olímpica e quadra poliesportiva coberta.
 
Além dos nove Cetis já em funcionamento, a Secretaria de Estado de Educação também possui outras 17 escolas de tempo integral.
 
Escola de Tempo Integral – O Governo do Estado também adapta instituições educacionais já existentes na rede estadual de ensino transformando-as em Escolas de Tempo Integral (ETIs). Este é o caso da Escola Estadual Gonçalves Dias, no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da capital, que passará a ser uma unidade de ensino integral. Atualmente, a fase é de colocação de uma subestação, encerrando os trabalhos da parte elétrica, conforme informou a Seinfra. A obra deverá ser inaugurada até o fim do primeiro semestre de 2012.
 
“Com essa mudança, a escola estará mais moderna e irá abrigar, com mais qualidade, os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Isso significará, certamente, melhorias no desempenho escolar desses estudantes”, pontua Gedeão Amorim, secretário estadual de Educação.
 
Fonte: Agecom
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget