Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Governo do Estado reúne com produtores e assegura repasse de merenda escolar durante a cheia

Tendo em vista a necessidade de ações integradas e o estabelecimento de novos planos de ação em benefício da população por decorrência do período da cheia, o Governo do Estado promoveu na última segunda-feira (23) uma reunião com 220 produtores rurais na qual foi assegurada a logística de repasse dos itens e insumos regionais que compõem a merenda escolar das mais de 500 escolas públicas da rede estadual de Educação.
 
Referência nacional, o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) atende aproximadamente 700 escolas públicas no Amazonas – dentre municipais e estaduais – , conta com 48 itens perecíveis e beneficia, atualmente, 11.654 produtores rurais e 54 cooperativas agrícolas. Implantado pelo Governo do Amazonas, o programa atende, diariamente, 616.500 estudantes.
 
Realizada no auditório do Centro de Educação de Tempo Integral Gilberto Mestrinho, no bairro de Educandos, a reunião contou com participação do secretário de Estado de Educação (Seduc), Gedeão Amorim, do presidente da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Pedro Falabela, do presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Edimar Vizolli, do diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Valdelino Cavalcante, do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/Am), Petrúcio Junior e demais autoridades representativas do Governo do Estado.
 
No encontro, o secretário da Seduc, professor Gedeão Amorim, destacou o empenho dos órgãos gestores e de todas as cooperativas e produtores rurais regionais cadastrados junto ao Estado, que estão, conjuntamente, fazendo do programa de merenda escolar do Amazonas, um dos mais eficazes e diferenciados do país. “Neste ano, por determinação do governador Omar Aziz, os investimentos estaduais no programa de merenda regionalizada foram ampliados de 16,4 para 23,3 milhões de reais. Com isso, favorecemos a qualidade de vida dos nossos estudantes ao passo em que contribuímos com o escoamento da produção agrícola regional”, afirmou Gedeão Amorim.
 
Sendo a situação emergencial provocada pela cheia uma das pautas da reunião, o diretor presidente da ADS, Valdelino Cavalcante, convocou todos os produtores a uma união de esforços com o intuito de garantir a logística de repasse dos itens alimentícios às escolas mesmo neste período de enchente. “Sabemos que podemos contar com todos nesta empreitada que consistirá em um mutirão para continuar atendendo com qualidade às escolas, repassando normalmente os itens regionais”, frisou Cavalcante.
 
Cardápio diferenciado
 
O cardápio do Preme é composto hoje por 48 itens regionais e passou a ser copiado por outros estados, sendo inclusive, modelo para o Governo Federal na implantação da Lei 11.947 que determina que, no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) deva ser investido na aquisição de produtos, oriundos do pequeno agricultor ou de empreendedor familiar.
 
O Preme é uma iniciativa do Governo do Amazonas por meio de uma parceria viabilizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Produção Rural (Sepror) e Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS).
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget