Seduc realiza mostra de gestão e entrega de notebooks em Humaitá
As dez escolas da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc) em Humaitá realizaram na noite do dia 14 a II Mostra de Gestão, no ginásio esportivo da escola estadual Patronato Maria Auxiliadora. Na ocasião, 285 professores da rede municipal de ensino de Humaitá receberam os notebooks do Programa de Tecnologias Educacionais do Estado do Amazonas (Proteam). A entrega foi realizada pelo secretário da Seduc, professor Gedeão Amorim, que anunciou a construção de um Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti), até 2013, em Humaitá. O evento contou também com a presença do prefeito de Humaitá, José Cidenei Lobo do Nascimento, conhecido como Dedei Lobo e do deputado estadual Abdala Fraxe (PTN).
Além da construção de um novo Ceti, o governo do estado, por meio da Seduc, assinou o convênio para o repasse de R$ 700 mil à prefeitura de Humaitá, para o transporte escolar.
Com 6,6 mil estudantes da rede estadual de ensino em dez escolas, Humaitá está entre os dez municípios do Amazonas com o maior número de alunos na rede estadual de educação.
Os estudantes apresentaram de forma artística os painéis com os indicadores atingidos pela escola em 2011, bem como os principais avanços e desafios de cada uma para o ano de 2012. Sendo o aniversário de 143 anos de Humaitá no dia seguinte ao painel, 15 de maio, após a apresentação artística de cada escola no ginásio do patronato Maria Auxiliadora, estudantes e professores de cada uma montaram barracas para expor os painéis na praça Nossa Senhora de Nazaré.
Estudantes do ensino fundamental da escola estadual governador Plínio Ramos Coelho – GM3 apresentaram os indicadores da escola, trabalhando o tema “Que a saúde se difunda em Humaitá”. O estudante Emerson da Costa, 12 anos, do 7º ano, conta que com os trabalhos realizados na mostra, aprendeu a dar valor a uma alimentação mais saudável. “Aqui no interior temos acesso a uma alimentação de qualidade, como a mandioca e a verduras bem frescas. Preciso parar de comer menos alimentos gordurosos, como as frituras”, disse.
A coordenadora regional de educação da Seduc em Humaitá, Martinha Elana Lamana, disse que com a mostra de painéis, passou a ter um novo olhar sobre a própria gestão. “Esta atividade mostra um diagnóstico bastante claro dos nossos pontos fortes e também dos nossos principais desafios. E faz com que tenhamos um olhar mais auto-crítico, pois se não sabemos em que ponto estamos, nunca teremos uma visão de futuro”, destaca.
Além da conclusão da reforma da escola estadual Duque de Caxias, o secretário da Seduc, Gedeão Amorim, anunciou a construção de um Ceti em Humaitá, que será a 11ª unidade escolar da rede estadual em Humaitá. “Este é um governo que cuida prioritariamente das pessoas. E uma das melhores condições de educação e segurança que podemos oferecer à população é uma escola de tempo integral”, destacou Gedeão.
Proteam
O município de Humaitá foi a 48ª localidade do interior a ser beneficiado com o Proteam. Os notebooks repassados pelo governo do Estado aos professores são produzidos no Pólo Industrial de Manaus, têm a configuração de 2GB RAM, Processador dualcore, HD 320 GB, wireless, DVD-RW, webcam, tela LCD 14’’, Dual Boot, Windows 7, Office 2010 e Linux Educacional. Além disso, cada equipamento possui implementos educacionais, que incluem biblioteca digital e demais recursos pedagógicos.