Escola Zilda Arns realiza I Exporenda
Lançado pelo Governo do Estado no inicio de abril, o projeto “Oportunidade & Renda” já tem dado frutos na escola estadual Zilda Arns Neumann, localizada na Nova Cidade, zona Norte de Manaus, que realizou no dia 4 de maio, a sua “I Expo-Renda”, exposição dos produtos e atividades dos cursos profissionalizantes do projeto, que estão beneficiando 500 comunitários do entorno.
Os beneficiados dos 13 cursos profissionalizantes oferecidos na escola, entre eles o de eletricista, bombeiro hidráulico, recepcionista, artesanato e culinária, apresentaram o que eles têm aprendido nos cursos, mostrando como estão adquirindo experiência na área e em alguns casos, já gerando renda. “Os alunos do artesanato e da culinária comercializaram suas comidas e artigos produzidos nos cursos. Desta forma, além de saberem como estão os seus produtos, foi uma oportunidade de também gerar renda”, explicou o gestor da escola estadual Zilda Arns Neumann, Kádio José de Souza e Silva.
A mostra foi aberta ao público e reuniu mais de mil pessoas, entre expositores e visitantes.
Cursos
Os cursos que atendem atualmente 500 comunitários são coordenados pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e acontecem no período noturno na Escola Zilda Arns Neumann, das 18h às 21h, com duração de três meses.
Oportunidade & Renda
O projeto “Oportunidade & Renda” faz parte do programa “Amazonas Social”, do Governo do Estado, e tem como objetivo qualificar e encaminhar mão de obra para o mercado de trabalho, através do oferecimento de cursos profissionalizantes gratuitos em diversas áreas, na capital e em 23 municípios do interior.
Na primeira fase, lançada em abril, foram 22,5 mil vagas, sendo 18 mil para Manaus e 4,5 mil para o interior. De acordo com o governador Omar Aziz, até o final do ano deverão ser oferecidas 60 mil vagas e até 2014 o Governo do Estado pretende qualificar 200 mil pessoas.