Professores de língua inglesa da rede estadual participarão de curso de atualização
Professores de língua inglesa da rede estadual participarão de curso de atualização
O professor norte-americano Curt Burich, do programa English Language Fellow (ELF), já se encontra em Manaus para ministrar o curso de atualização de metodologia em língua inglesa aos professores da rede estadual de educação de Manaus e do interior do Estado.
Burich ficará em Manaus até o mês de dezembro deste ano e durante esse período o formador do ELF irá apoiar os professores de inglês da rede nas metodologias e inovações no ensino.
Burich está no Brasil pela primeira vez e disse que está em fase de ambientação e observação. “Conheci a interessante iniciativa da Seduc, que é o Centro de Mídias. Quero aprender com as iniciativas positivas daqui e contribuir da melhor forma possível”, destaca.
A parceria entre a Secretaria de estado de Educação do Amazonas (Seduc) e a embaixada dos Estados Unidos possibilitará a atualização em língua inglesa a 510 professores da rede estadual. Para o interior do Estado, as aulas serão transmitidas via Centro de Mídias.
Nesta semana, Burich participou de uma reunião de planejamento com o diretor do Centro de Mídias da Educação do Amazonas (Cemeam), José Augusto de Melo Neto e com a diretora do Centro de Formação Padre José Anchieta, Regina Marieta.
O English Language Fellow é um programa que promove o aprendizado da língua inglesa no mundo inteiro, e estimula o entendimento entre os povos de várias nações e os Estados Unidos.
O ELF direciona educadores americanos talentosos e altamente qualificados com grau de mestre e acima, com especialização no ensino do inglês como língua estrangeira (TEFL), e (TESL) – inglês como segunda língua, ou Linguística Aplicada, a todas as regiões do mundo. Os profissionais selecionados passam um período de 10 meses nos países que forem alocados, de setembro a junho ou de fevereiro a novembro.
O EL Fellow Program proporciona o aprendizado do idioma inglês e possibilita a melhoria da qualidade do ensino no exterior. Através de projetos da embaixada dos Estados Unidos, educadores americanos trocam experiências nas suas áreas de atuação, ganham experiência internacional, aperfeiçoam suas habilidades, e conhecem outras culturas.Após o seu retorno aos EUA,os Fellows americanos partilham as experiências vividas e conhecimentos adquiridos, com suas comunidades e com seus colegas de profissão.
O EL Fellow Program é financiado pelo Departamento de Estado Americano, através do Escritório de Programas em língua inglesa, do Bureau para Assuntos Culturais e Educacionais, e é administrado pelo Centro Intercultural e de Desenvolvimento da Universidade Georgetown,em Washington,D.C.
Objetivos do Programa
Aprimorar o ensino do inglês no exterior.
Possibilitar aos povos do mundo inteiro as habilidades necessárias para a comunicação na língua inglesa, para a inserção integral na sociedade e economia global.
Ampliar as perspectivas de estudantes e professores sobre assuntos internacionais.
Compartilhar as informações sobre os valores americanos, o governo democrático representativo, a livre iniciativa e o império da lei.
Avançar no objetivo maior pela busca da compreensão mútua entre as nações.