Estudantes da rede pública estadual representarão o Amazonas em campeonato nacional de xadrez
A Federação Amazonense de Xadrez (Fax) realizou, nos dias 3 e 4 de março, em Manaus, a edição 2012 do Campeonato Amazonense de Xadrez. Entre os campeões, destacaram-se três estudantes da rede pública estadual, que representarão o estado no Campeonato Brasileiro de Xadrez.
O torneio ocorreu no Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CEMEJA) Prof. Samuel Benchimol,localizado no bairro do São José II, zona leste, reunindo 48 estudantes da rede pública e particular de ensino, que disputaram as partidas nas categorias ‘sub-8’, ‘sub-10’, ‘sub-12’ e ‘sub-14’, nos naipes masculinos e femininos.
Ao final das partidas, disputadas no sistema suíço – organizadas através do software Swiss Perfect 98 –, oito estudantes dos Cetis Elisa Bessa Freire e escola estadual de Tempo Integral Djalma da Cunha Batista, conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze.
A escola estadual de Tempo Integral Djalma da Cunha Batista que compareceu ao torneio com uma delegação de 24 alunos, conquistou 5 troféus, tendo dois medalhistas de bronze, dois de prata e um de ouro. Um dos destaques foi o estudante do 7° ano, Lorensen Willer, vencedor da categoria ‘sub-12’, masculino, que há três anos consecutivos participa da competição nacional.
O Ceti Elisa Bessa também terá uma veterana no campeonato brasileiro: a aluna Jéssica dos Santos, bi-campeã no sub-14 feminino, que junto com a campeã Ana Karla Silva e a vice campeã do sub-12, levaram três troféus e três medalhas, duas de ouro e uma de prata para o Ceti.
Rede Estadual
O xadrez é uma ferramenta pedagógica utilizada no processo de aprendizagem dos alunos, sendo incentivada nas escolas da rede pública estadual do Amazonas. Segundo o coordenador de Educação Física da Seduc, professor Joel Soldera, no ano passado foram distribuídos 14.500 kits de xadrez para escolas de todo o estado.
“O xadrez nas escolas estaduais, geralmente, é praticado nas aulas de educação física, e para isso a Seduc dá todo o suporte necessário, preparando os professores em cursos de formação e distribuído jogos em todas as suas escolas” disse Joel, informando que o próximo curso de xadrez para os professores de educação do estado está previsto para acontecer em agosto.