Estudantes do AM vencem olimpíada nacional disputada por 18 milhões
Dezesseis estudantes de escolas estaduais do Amazonas foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze na 7° edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), da qual participaram mais de 18 milhões de estudantes. O resultado foi divulgado no início desta semana.
Entre os 500 medalhistas de ouro, estão o estudante Dhanilo Willyam Brelaz Costa, 14, aluno do 9º ano da escola estadual Raimundo Gomes Nogueira (conjunto Ajuricaba, zona Centro-Sul), e o estudante Thiago Lucas Silva Souza, 14, aluno do 9º ano do Colégio Militar da Policia Militar (bairro Petrópolis, zona Sul). A premiação será entregue no Rio de Janeiro pela presidente Dilma Rousseff.
Os estudantes Carlla Vicna dos Reis Martins, 13, aluna do 9º ano da escola estadual Daisaku Ikeda (bairro São José IV, zona Leste) e Ayrton Gabriel Silva Azedo, 12, aluno do Colégio Militar da Policia Militar, receberão a medalha de prata por estarem entre os 900 participantes mais bem colocados do País.
Iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação (MEC), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é desenvolvida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), para revelar talentos na área e estimular o estudo da Matemática escolas públicas de todo País.
Na edição de 2011, participaram da 1° fase da olimpíada 18.720.068 alunos de 44.691 escolas públicas, e na 2° fase foram 818.566 participantes. Ao total foram 33.202 premiados, com medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas.
A rede estadual teve, além de dois medalhistas de ouro, que ficaram entre os 500 mais bem colocados do País, dois medalhistas de prata e doze de bronze. Cinco escolas e dois professores também foram premiados.
Thiago Lucas da Silva, 14, estudante do Colégio Militar da PM foi um dos medalhistas de ouro.
Meninos de Ouro
A rede estadual do Amazonas bateu recorde de premiação nessa última olimpíada, com 16 medalhas e mais de cem menções honrosas. Um dos alunos que mais se destacaram foi Dhanilo Willyam Brelaz Costa, 14, que estudou todo o ensino fundamental na escola estadual Raimundo Gomes Nogueira, e agora irá cursar o ensino médio no Rio de Janeiro, na Escola Sesc de Ensino Médio, uma escola-residência, que oferece um dos melhores ensinos do país.
“Eu gosto muito de matemática, então o processo de preparação para as olimpíadas foi muito prazeroso para mim. Procurava sempre saber como os matemáticos chegaram às formulas e depois ia fazer o máximo de questões possíveis” disse o estudante, que dedicou sua vitória ao pai, formado em matemática e ao professor de matemática Thiago Roney Borges, da escola Raimundo Gomes Nogueira.
“O professor Thiago é um dos melhores professores de matemática que eu já conheci, ele juntamente com o meu pai, me fizeram amar a matemática” revelou Dhanilo.
Outra medalhista, a estudante Carlla Vicna dos Reis Martins, 13, comprova que o gosto pela matemática está no “sangue”. “Minha mãe é professora de matemática, então essa disciplina sempre foi muito presente na minha vida, resolver problemas matemáticos é para mim como um passatempo”, conta Carlla que juntamente com Thiago Lucas e Dhanilo Brelaz foi aprovada na Fundação Nokia e agora faz o ensino médio técnico em engenharia mecatrônica.
O papel da escola foi fundamental para Thiago Lucas, 14, medalhista de prata e bronze nas duas edições passadas da OBMEP “A escola realizou aulas aos sábados e simulados nos três meses que antecederam a competição, isso foi muito importante para treinarmos o raciocínio lógico presente em toda a prova”, disse o medalhista de ouro.
Para Ayrton Gabriel Silva Azedo, 12, medalha de prata, a prova da OBMEP é diferente das provas da escola. “Foi desafiador participar dessa competição e melhor ainda vencê-la, agora tenho certeza que quero seguir a área de exatas”, conta.