Escola Estadual Daisaku Ikeda incentiva leitura e escrita através de sarau literário
Escola incentiva leitura e escrita através de sarau literário
Com o tema “Adolescência”, escola estadual Daisaku Ikeda, na zona Leste de Manaus, realizou sarau estudantil, reunindo várias atividades culturais.
A escola estadual Daisaku Ikeda, localizada na zona Leste de Manaus, realizou nessa última semana o seu 3° Sarau Literário, para promover a leitura e a escrita. O tema desse ano foi a conturbada fase da adolescência, sobre o qual tratou as poesias, os contos, as peças teatrais e as músicas que animaram o evento.
Realizado todos os anos, o sarau estudantil é uma redescoberta dos encontros culturais muito populares no século XIX, que geralmente aconteciam em casas de família, mas ao contrário dos antigos, os saraus modernos, realizados na escola, não servem apenas para a diversão, mas também para incentivar a leitura e a escrita.
O tema escolhido para esse ano foi a adolescência, uma das fases da vida mais contraditórias do ser humano, marcada por mudanças e transformações e vivida por cada geração de uma maneira peculiar.
No sarau foram são expostas as produções textuais dos estudantes e as melhores em cada gênero, poesia, conto e memórias, foram premiadas. Também houve apresentações teatrais, retratando os conflitos típicos da idade e apresentações musicais, de sucessos que marcaram a adolescência do passado e dos tempos atuais.
Alguns destaques foram as apresentações dos sucessos de Michael Jackson, que marcaram a juventude dos anos 80 e 90 e da cantora norte-americana Beyoncé, muito popular entre os adolescentes da atualidade.
Segundo a gestora da escola, Irenilce Lasmar de Oliveira, essa atividade mostra aos alunos que a leitura e a escrita são práticas tão divertidas quanto a dança e a música. “O hábito da leitura e da escrita deve ser para os estudantes tão comum quanto o hábito de dançar ou escutar música”, ressaltou a gestora.
A escola estadual Daisaku Ikeda pertence à Coordenada Distrital de Educação 5 e atende 1.690 estudantes do 6° ao 9° do ensino fundamental.