Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Projeto “Passaporte para o conhecimento” premia estudante que mais leu e emprestou livros

A escola estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro, localizada no bairro São Lázaro, zona Sul de Manaus, realizou nesta sexta-feira (25) a cerimônia de encerramento do projeto de leitura “Passaporte para o conhecimento”. No evento, a escola, que faz parte da Coordenadoria 2 da Seduc, premiou os estudantes que mais se destacaram no desenvolvimento de textos poéticos e também os que mais leram e emprestaram livros na biblioteca da instituição no decorrer do ano.
 
Reconhecendo o talento e o empenho dos seus estudantes, a escola premiou a aluna Melry Dinny Pimentel, do 4º ano do ensino fundamental, por ter sido a aluna a ler o maior número de livros e a que emprestou a maior quantidade de volumes na biblioteca da instituição em 2011.
 
Com dez anos de idade e procurando sempre obter as melhores médias, Melry Dinny conta que leu mais de dez livros em 2011. “Frequentei bastante nossa biblioteca e, sempre que possível, emprestava livros para ler nas horas vagas e nos finais de semana. Gosto de ler pois a leitura nos faz conhecer novas realidades”, disse Melry Dinny.
 
Segundo a aluna, neste ano o livro que mais chamou sua atenção foi o de literatura infantil intitulado “Natureza”, que compõe uma coleção da Turma da Mônica. “Gostei porque ele nos incentiva a respeitar a natureza e cuidar do planeta”, contou Melry.
 
Na solenidade, a escola estadual Brigadeiro Camarão também premiou a aluna Daniela da Silva, do 6º ano do ensino fundamental, sendo um dos principais destaques da escola na produção de textos poéticos.
 
 
Com 12 anos de idade, Daniela da Silva conta que passou a escrever poesia incentivada pelo projeto da escola e com o auxílio dos professores passou expressar seu sentimento por meio da escrita. “Participei do concurso organizado pela escola e tive meu trabalhado premiado em primeiro lugar. Hoje, recebendo a premiação, fico muito orgulhosa. É um reconhecimento que vou guardar para toda a vida”, disse Daniela.
 
Projeto beneficia 410 alunos
 
Desenvolvido há dois anos pela escola estadual Brigadeiro João Camarão e tendo beneficiado, em 2011, 410 estudantes de 12 turmas do ensino fundamental, o projeto “Passaporte para o conhecimento” busca atrair a atenção dos alunos para o exercício da leitura a partir de medidas criativas. “Uma das estratégias pensadas pela escola é planejar semanalmente a participação das turmas em atividades de leitura na biblioteca. Essa ‘visita’ à biblioteca é realizada nas segundas, terças e quartas-feiras e nas quintas e sextas fazemos um trabalho diferenciado com os alunos que apresentam dificuldades no processo de leitura”, explicou a professora Mônica de Souza Lima que coordena o projeto.
 
O gestor da escola, Marcos Antônio Alvim frisou que o desempenho dos estudantes em leitura e escrita tem melhorado consideravelmente após o desenvolvimento do projeto e disse que o evento de premiação é uma forma de reconhecer o empenho dos alunos no ano corrente e estimular a participação no ano seguinte.
 
 
O evento de premiação contou com apresentação especial do coral da escola e com a dramatização de peças teatrais, tais como “João e Maria”. A cerimônia foi prestigiada pela secretária de Educação Adjunta da Capital, Ana Falcão.    
 
A escola estadual Brigadeiro João Camarão apresenta um dos melhores rendimentos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para as séries iniciais, registrando média ‘6,3’. Nas séries finais, o Ideb da instituição é ‘5,3’. A escola tem 1,2 mil estudantes do 2° ao 9° do ensino fundamental e do 1° ao 3° do ensino médio, nos três turnos, matutino, vespertino e noturno.
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget