Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Mostra faz retrospectiva das práticas esportivas, da Grécia antiga aos tempos atuais

A Grécia antiga deixou um enorme legado para a civilização ocidental. Além da filosofia, da política e da cultura, os gregos tiveram uma grande importância no surgimento e na consolidação das práticas esportivas. Por causa deles, por exemplo, temos a Educação Física como disciplina nas escolas brasileiras. Propondo uma reflexão sobre a importância da cultura grega na disseminação do esporte no mundo, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu nesta semana a 6ª Mostra de Educação Física da Coordenadoria Distrital 4.
 
Reunindo estudantes de 20 escolas públicas estaduais da zona centro-oeste de Manaus o evento incentivou o alunado a valorizar a disciplina de Educação Física, que é obrigatória no currículo escolar e contribui para o desenvolvimento do corpo e da mente.
 
“Alguns alunos dizem que não gostam de Educação Física porque não são bons em determinados esportes ou por ter preguiça de fazer atividade física. Aprendendo um pouco sobre a história e os benefícios dessa disciplina curricular os jovens foram motivados a dar o devido valor a ela”, disse a assessora de Educação Física do Distrito 4, Valci Ferreira.
 
 
A mostra foi realizada na escola estadual de Tempo Integral Marquês de Santa Cruz e cada uma das escolas participantes apresentou um determinado período da prática esportiva, abrangendo desde o surgimento na Grécia, até as práticas contemporâneas.
 
Participação
 
A escola estadual Pe. Pedro Gislandy apresentou a influência da mitologia grega na educação física, mostrando como os deuses do Monte Olimpo inspiravam o esporte. Já a escola estadual Fueth Paulo Mourão, apresentou a ginástica contemporânea.
 
Outro destaque foi a escola estadual Santo Antônio, que apresentou a participação da mulher nos jogos esportivos da antiguidade e dos tempos atuais. A escola estadual Pedro Silvestre fez uma demonstração das lutas greco-romanas, já a escola estadual Marquês de Santa Cruz mostrou como eram praticadas as atividades físicas no Egito antigo.
 
Segundo o professor Charles Badr, da escola estadual Zulmira Bittencourt, essa “retrospectiva” da educação física, mostrou aos alunos os benefícios trazidos por ela, dentro e fora da escola. “Com essa mostra podemos ver as transformações e os benefícios que a educação física trouxe ao longo dos tempos, e como ela contribuiu para a melhoria da nossa qualidade de vida”, contou.
­­­­­­­
A aluna, Bianca Vieira da Escola Estadual Marques de Santa Cruz, achou interessante a possibilidade de conhecer a prática esportiva de outros lugares. “Nas aulas, nós estudamos a história da disciplina no Brasil, mas aqui podemos conhecer como são as práticas esportivas em várias partes do mundo e em várias épocas, o que é fascinante”, disse Bianca.

A mostra foi organizada pelo Distrito 4 da Seduc, que tem como coordenadora a professora Angélica Matilde.

captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget