Escolas da Seduc aplicam simulados da ‘Prova Brasil’
Antecipando-se à aplicação da Prova Brasil, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), está aplicando em todas as suas escolas de Ensino Fundamental uma série de simulados preparatórios. Além de apresentar aos estudantes as matrizes referenciais da prova nacional, as escolas da Seduc organizarão planos pedagógicos visando aperfeiçoar o rendimento individual de cada aluno da rede.
Os simulados foram organizados pela Gerência de Ensino Fundamental da Seduc e elaborados aos moldes da Prova Brasil, que deve ser aplicada em todo país pelo Ministério da Educação (Mec) no mês de novembro. Cada simulado contempla 44 questões, sendo 22 de Língua Portuguesa e 22 de Matemática. Os testes são aplicados junto aos estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental.
Nesta semana, na capital, estão sendo aplicados os primeiros simulado do ano, junto às escolas públicas estaduais da zona centro-oeste (Distrito 3 da Seduc) e das zonas sul e centro-sul (Distrito 2). Como ocorrerá no dia da avaliação nacional, o aluno participante tem 3h para responder o caderno de questões.
Uma das Unidades de Ensino que aplicou os simulados nesta semana foi a escola estadual Thomé de Medeiros Raposo, localizada no bairro Redenção. De acordo com a pedagoga da escola, professora Simonete Santos, a instituição realiza um trabalho intensivo em preparação para a Prova Brasil. “Nosso trabalho é desenvolvido desde os anos iniciais do Ensino Fundamental e procuramos abordar em todas as séries (do 1º ao 5º ano) os descritores exigidos na prova. Além disso, oferecemos aulas de reforço aos sábados para os alunos que participarão da prova”, explicou.
A professora do 5º ano, Reire Teixeira, acredita que essa preparação é fundamental para que os alunos tenham um bom desempenho na avaliação do Mec, “Os alunos, já acostumados com os descritores, se sairam bem nos simulados e na Prova Brasil, melhorando a média da nossa escola – que atualmente é 4,6 – e consequentemente da qualidade do ensino no Amazonas, dando assim novos rumos à educação brasileira,” comentou.
Para a assessora pedagógica Rejane Damaceno, o sucesso dos alunos na prova nacional só é possível se houver, também, um comprometimento, por parte dos professores, sobretudo dos que atuam no 5º e no 9º ano. “O bom desempenho é resultante de um conjunto de esforços, que envolve a preparação dos estudantes e a capacitação dos educadores. Trabalho este que vem sendo conduzido com rigor pela Seduc, que mobiliza os professores para trabalhar as competências e as habilidades exigidas pela avaliação do Mec, com a suas turmas.”, citou Rejane Damasceno.
A Coordenação do Distrito 3, da Seduc, informou que uma média de 4 mil estudantes (de 20 escolas) participaram dos simulados nesta semana. Já a Coordenação do Distrito 2, ressaltou que 5 mil estudantes de 35 escolas participaram das avaliações.
A Gerência de Ensino Fundamental da Seduc informou que os mesmos simulados aplicados nas escolas da capital, também são desenvolvidos nas escolas do interior do Amazonas.