Seduc capacita técnicos que atuarão no Censo Escolar de 2011
Nesta semana, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) ofereceu capacitação aos técnicos qua atuarão na coleta dos dados do Censo Escolar de 2011. Realizada entre os dias 1º e 3 de junho, a formação foi aplicada no auditório da Fucapi.
A capacitação, realizada anualmente pela Seduc, tem como finalidade treinar a equipe técnica que atuará no processo de execução do Censo Escolar da Educação Básica 2011 nos 62 municípios do Estado do Amazonas.
O encontro foi direcionado aos secretários Municipais de Educação, coordenadores municipais do Censo Escoalar, coordenadores pedagógicos municipais e técnicos que atuarão como multiplicadores nas diversas redes de ensino do Amazonas.
Nos três dias de encontro, foram ministradas uma série de palestras, dentre elas: “Tabelas Implementares do Educacenso 2011”, “Mudanças no Censo Escolar”, “Impactos do Censo Escolar”, “Censo Escolar na Educação Diferenciada”, dentre outras.
A solenidade de abertura foi presidida pelo secretário de Estado de Educação, Gedeão Timóteo Amorim, que no ato, representou o governador do Estado, Omar Aziz.
De acordo com as diretrizes do Ministério da Educação (Mec), o censo escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica no Brasil, abrangendo as suas diferentes etapas e modalidades: Ensino Regular (educação infantil e ensinos fundamental e médio), Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar.
Na solenidade, o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, falou sobre a importância do censo para a execução das políticas públicas educacionais. “Os números vão apontar quantos livros didáticos devemos adquirir, qual o repasse para merenda e para o transporte escolar, dentre outras ações”, afirmou.
Gedeão Amorim destacou ainda o trabalho desenvolvido pela Gerência de Estatística da Seduc, que é responsável pelo gerenciamento do Censo das redes de ensino pública, particular e federal no Estado do Amazonas.
Números do Amazonas
De acordo com o último censo escolar (2010), incluindo todas as redes de ensino – pública, particular e federal – o Amazonas possui 1.162.299 estudantes, 44.989 docentes e 5.570 escolas.