Seduc promove 4ª mobilização em combate ao abandono escolar
Por meio de parcerias e instituindo uma gestão escolar cada vez mais próxima das comunidades, os índices de evasão na rede pública estadual vêm decrescendo, fazendo surgir uma participação mais expressiva dos estudantes no cotidiano escolar.
Nesta quarta-feira (6 de abril), em mais uma ação efetiva de combate à evasão escolar, a Seduc realizou a abertura da 4ª mobilização estadual em combate ao abandono escolar. O evento foi realizado no auditório Eulálio Chaves, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), tendo início às 8h.
Na programação, escolas representando todas as zonas da cidade de Manaus, apresentaram números culturais protagonizados por seus estudantes, os quais mostraram as estratégias utilizadas por cada instituição de ensino para combater o abandono escolar.
O objetivo da mobilização é contribuir com a redução do abandono escolar, por meio da sensibilização de estudantes e familiares. A iniciativa deste dia 6 de abril, faz parte das ações do Programa de Redução do Abandono Escolar (Prae), coordenado pela Seduc.
De acordo com a Diretora do Departamento de Gestão Escolar da Seduc, professora Maria do Carmo Polari, no Brasil, são muitos os motivos que levam o estudante a abandonar as escolas – necessidade de trabalhar, a dificuldade econômica, doenças crônicas, etc. – no entanto, muitos projetos e parcerias trazem resultados positivos e têm como consequência a redução gradativa dos índices de desistência. “A Seduc estimula as escolas a firmarem parcerias com instituições como Conselhos Tutelares e Ministério Público para sensibilizar os pais e os estudantes sobre a necessidade de concluir os estudos”, lembrou.
Maria do Carmo Polari ressaltou, no entanto, que mesmo com o desenvolvimento de projetos, os resultados só serão satisfatórios se houver um compartilhamento de responsabilidades entre escola e pais de alunos. “Temos vários projetos e programas, como o ‘Programa de Redução do Abandono Escolar’, ‘Jovem Cidadão’ e ‘Mais Educação’. Os resultados, porém, só são conquistados se as famílias mostrarem interesse em acompanhar o desenvolvimento de seus filhos, enquanto estudantes”, lembrou.
De acordo com estatísticas da Seduc, a taxa de abandono escolar na rede pública estadual do Amazonas foi reduzida de 13,3% para 8,2 % no Ensino Fundamental (entre 2006 e 2008) e de 21,5% para 14% no Ensino Médio (no mesmo período).