Ceti Gilberto Mestrinho recebe Caravana de literatura indígena
Nesta semana, o Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti “Gilberto Mestrinho”, localizado no bairro de Educandos, recebeu o projeto nacional “Caravana Mekukradjá: A Literatura Indígena em Movimento”.
Patrocinada pela Funarte e com passagem por escolas de todo o país, a caravana tem por objetivo divulgar a produção literária indígena e promover a interação de saberes através da diversidade cultural.
Nos dias 24 e 25, o evento teve programação na parte da manhã de (9h às 11h) e no período da tarde (das 14h às 17h), sendo desenvolvidas oficinas de cultura indígena, palestras e saraus literários. Estas atividades foram direcionadas aos professores e alunos do Ensino Médio.
Estavam presentes na caravana: Daniel Munduruku que é escritor e Doutor em Educação; Naine Terena, radialista, produtora e Doutoranda em Educação; Eli Macuxi, professor e assessor educacional; Roni Wasiri poeta, artista plástico e contador de histórias; e Rosi Whaikon, escritora e mestranda em História.
No evento escolar, vários rituais e lendas indígenas brasileiras foram apresentadas de forma criativa aos estudantes. Um deles, que chamou bastante a atenção dos presentes foi o chamado ‘Ritual de Passagem’.
Roni Wasiri explica que neste ritual, é colocada nas mãos da criança, uma luva de palha que envolve formigas tucandeiras. “Logo após ele terá que fazer a dança do ritual em volta de um bambu para consolidar a sua passagem à fase adulta. Com esse rito, o índio está certo de poder afastar as doenças e tornar mais forte o corpo e o espírito. Trata-se de uma cerimônia ligada à iniciação masculina: quem consegue superá-la pode ser admitido na comunidade dos adultos”, citou.
“É muito importante que os alunos saibam um pouco mais sobre a cultura indígena, seus costumes e suas crenças. Esta caravana que já passou por vários pontos do país nos ensina bastante” ressaltou a gestora do Ceti, professora Benedita Monteiro Braga.