Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Escola Aristóteles Comte de Alencar é reinaugurada na zona leste de Manaus

Nesta quarta-feira (dia 16 de março), o secretário de Educação Gedeão Amorim – representando o governador Omar Aziz – reinaugurou a escola estadual Aristóteles Comte de Alencar, na zona leste de Manaus.

Localizada na Avenida Presidente Médice, nº 500, bairro Coroado 3, a escola foi completamente reformada pelo Governo do Estado, sendo entregue à comunidade em uma cerimônia solene de reinauguração.

Pertencente à Coordenadoria Distrital 5 da Seduc – que tem como coordenadora a professora Nazaré Vicentim – , a escola dispõe de 10 salas de aulas, biblioteca, laboratório de informática, sala para o desenvolvimento do projeto ‘TV Escola’, refeitório, espaço para recreação e ambientes administrativos.

Tendo como gestora a professora Amarildi Barroso, a escola oferece atendimento no Nível de Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano), dispõe de 22 professores e conta com 685 estudantes regularmente matriculados.

 
A inauguração contou com a participação de familiares do patrono da escola (incluindo seu filho, Dr. Aristóteles) e de representantes do poder público estadual, como a titular da Secretaria de Assistência Social, Regina Fernandes, e parlamentares, como os deputados estaduais Sinésio Campos e Adjuto Afonso.

 
Na ocasião, o secretário Gedeão Amorim reafirmou o compromisso institucional do governo do Estado em levar educação de qualidade gratuita a todo o Amazonas. “Temos compromisso de oferecer um ensino de qualidade em escolas equipadas e ampliadas, como esta, que hoje está sendo entregue à população da zona leste de Manaus”, disse.

 
Patrono

 
Nascido no dia 15 de janeiro de 1914, de família tradicional comandada por seu pai, o mestre João Luís Alencar, funcionário federal e professor de muitas gerações do magistério particular. Aristóteles formou o seu caráter em verdadeiro educandário, onde o mestre João Luís pontificava com lições de honradez, probidade e determinação firme.

 
Cursou o primário no grupo “Ribeiro da Cunha”, o secundário no antigo ginásio Pedro II, hoje Colégio Estadual e o superior na Faculdade de Direito. Tornou-se oficial da reserva do Exército Nacional, cursando com brilho o CPOR.

 
Lecionou Matemática na Escola “Solon de Lucena”. Por concurso de título, conquistou uma cátedra do Instituto de Educação do Amazonas, onde também ocupou o cargo de vice-diretor e depois, já nos governos de Gilberto Mestrinho e Plínio Valério, ocupou a direção da Escola Técnica “Solon de Lucena”.

 
Gama e Silva honrou-o merecidamente, confiando-lhe o cargo elevado de Diretor Geral do Departamento de Educação e Cultura, hoje Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc).

 
Foi casado com a senhora Rosa Branca de Lima com quem formou um lar com os seguintes descendentes: Ângela Maria, Dorotéia, Aristóteles, Cecília Maria e Eugênia Maria. Faleceu em um dos últimos dias de dezembro de 1982, aos 68 anos de idade.

captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget