Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Programa de Educação via satélite forma seis mil alunos no ensino médio

Na noite desta sexta-feira (11), seis mil estudantes da zona rural do Amazonas concluíram os estudos sendo certificados com o diploma de Ensino Médio, concedido pelo Governo do Estado e pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

 
Integrados ao programa “Ensino Médio Mediado por Tecnologias”, desenvolvido pelo Centro de Mídias da Seduc, os seis mil jovens e adultos tiveram acesso ao ensino via-satélite e concluíram os estudos participando das aulas em suas próprias comunidades rurais, no interior do Amazonas.  

 
A cerimônia solene foi presidida pelo Secretário de Estado de Educação, Gedeão Amorim – que representou o governador Omar Aziz no ato – e realizada no Centro de Mídias de Educação, no bairro do Japiim, em Manaus e transmitida para mais de mil comunidades rurais de todos os municípios do Amazonas.

 
Na solenidade, o Secretário de Educação, Gedeão Amorim, disse que é com grande orgulho que o governo do Estado parabeniza os estudantes que concluíram esta importante etapa, elegendo a educação como caminho para o desenvolvimento. “Todas as seis mil pessoas que concluíram o Ensino Médio são vencedoras, pois superaram as dificuldades e investiram nos estudos por acreditar que ele é o ‘passaporte’ para o futuro”, disse Gedeão.

 
Para o Secretário da Seduc, a maior característica deste projeto desenvolvido no Amazonas é a capacidade de superação. “Superação das distâncias, das barreiras logística e das dificuldades impostas por nossa geografia peculiar. O desafio de colocar esse projeto em prática só não é maior do que o entusiasmo de ver a felicidade estampada no rosto de cada formando”, revelou.

 
Inaugurado em 2007 pelo Governo do Estado, o Centro de Mídias de Educação é um programa inovador no Brasil e no mundo, por meio do qual são ministradas aulas diárias (em estúdio) e transmitidas em sistema via satélite para todos os municípios do Amazonas, abrangendo 1.500 comunidades rurais e atedendo, hoje, aproximadamente 30 mil estudantes.  

 
Dos estúdio, em Manaus, as aulas são ministradas por professores especialistas e no interior do Estado, em cada sala de aula, os estudantes são acompanhados por professores presenciais.

 
Integrados ao programa, os estudantes têm acesso às disciplinas do Ensino Fundamental e Ensino Médio nos locais mais distantes do interior. A diferença, de acordo com o o Coordenador do Centro de Mídias, professor José Augusto de Melo Neto,  está na mediação tecnológica e na preparação das aulas.

 
“Esta central de produção educativa é transmitida de segunda a sexta-feira, com aulas ao vivo por meio da plataforma de TV interativa e videoconferência que opera em redes IP, que são conectadas a uma rede por satélite, o qual permite a interação em tempo real de professores e alunos”, apontou.

 
No interior do Estado, para o desenvolvimento do programa, cada sala de aula do projeto é equipada com antena receptora, um kit tecnológico que inclui computador com acesso à internet, impressora, webcam, microfone, telefone, estabilizador e um televisor de LCD.

 
Expansão

 
Para 2011, o governo do Estado anunciou a expansão do programa para mais 300 comunidades rurais, passando a atender a um total de 1.500 comunidades em todo o Amazonas.

 
“Por ordem do governador Omar Aziz, os investimentos no programa serão sempre progressivos e temos a meta de atender a três mil comunidades rurais até o ano de 2014”, apontou o Secretário Gedeão Amorim.

captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget