Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Governador Omar Aziz abre o ano letivo de 2011 inaugurando novo Ceti, na Compensa

Na última quinta-feira (03 de fevereiro), teve início em todos os 62 municípios do Amazonas, o ano letivo das escolas públicas estaduais. Nesta data, mais de 530 mil estudantes e 22 mil professores retomarão as atividades escolares nas mais de 540 escolas da Seduc.

 
Celebrando a data e abrindo oficialmente o calendário escolar, o Governador do Estado, Omar Aziz inaugurou o Centro de Educação de Tempo Integra/Ceti ‘Áurea Pinheiro Braga’, no bairro da Compensa.

 
Instalado na Avenida Brasil, ao lado da sede oficial do Governo do Estado e construído em uma área física de 10 mil metros quadrados, o Ceti Áurea Braga tem capacidade para atander a mil estudantes – oferecendo a modalidade de Tempo Integral – e é o sexto Ceti inaugurado em menos de dois anos pelo Governo do Amazonas.

 
Adotando a ampliação da rede de escolas de Tempo Integral como política pública para a área de Educação Básica, o Governo do Estado pretende inaugurar 36 novos Cetis nos próximos 3 anos. Somados aos já existentes e às escolas de Tempo Integral adaptadas para este atendimento, até 2012, a Seduc projeta disponibilzar à população amazonenses mais de 50 escolas com esse perfil.

 
De acordo com o governador o modelo integral já é uma realidade para milhares de alunos no Amazonas.  “Onde não tem escola de tempo integral, estamos construindo novos espaços para instalação do projeto Jovem Cidadão, no qual o aluno também estuda em um turno e pratica  atividades culturais, esportivas e de qualificação no horário em que não está na sala de aula, assim afastamos nossos jovens das ruas e do mau caminho”, disse.

 
O Secretário de Educação, professor Gedeão Amorim acrescentou que este é um projeto ousado e que é uma das prioridades do Governador Omar Aziz. Será uma revolução que marcará o processo educacional de nossa região, visto que em 2002 tínhamos apenas duas escolas de tempo integral servindo nossa população”, apontou.

 
Novo Ceti

 
Marcando a abertura do ano escolar de 2011, a inauguração do novo Centro de Educação de Tempo Integral põe em curso um projeto de infra-estrutura iniciado no ano passado com a inauguração de quatro outros Cetis, em pleno funcionamento nos bairros da Cidade Nova (Ceti Marcantônio Vilaça 2), Parque Riachuelo (Ceti Garcitylzo do Lago e Silva), Comunidade Jesus Me Deu (Ceti Dra. Zilda Arns), Novo Israel (Ceti João dos Santos Braga) e Educandos (Ceti Professor Gilberto Mestrinho).

 
Com um projeto arrojado e sem precedentes no Amazonas, o Governo do Estado investe aproximadamente 6 milhões de reais na construção de cada Ceti. Aliando conforto e modernidade, cada Unidade construída tem capacidade para atender a mil estudantes diariamente no regime de ensino em Tempo Integral.

 
O Ceti ‘Áurea Pinheiro Braga’, como os demais, conta com 24 salas de aulas, piscina semi-olímpica, refeitório, cozinha, campo de futebol, quadra poliesportiva, academia de musculação e ginástica, laboratório de ciências, laboratório de informática, biblioteca, sala para atendimento odontológico, sala de música, sala de dança, auditório e ambientes administrativos. Tudo isso construído em uma área de mais de 10 mil metro quadrados e erguido em três pavimentos.

 
Nos Cetis, os estudantes ingressam às 7h da manhã e permanecem na escola até às 17h, usufruindo de alimentação, acompanhamento pedagógico diferenciado, tendo acesso a atividades esportivas e participando de ações extra-curriculares.

 

Tecnologia de ponta em sala de aula

 
O Ceti ‘Áurea Pinheiro Braga’ inaugura um novo conceito de escola no Amazonas. Como projeto-piloto da Seduc, cada uma das 24 salas de aulas da nova escola estará equipada com uma lousa digital que será utilizada por cada professor no desenvolvimento de suas aulas. Por meio desses recursos, os estudantes terão acesso, em tempo real, a conteúdos interativos, portais educacionais e materiais audiovisuais, disponibilzados pelos professores, que foram previamente capacitados.

 
Este recurso, conforme o Departamento de Planejamento da Seduc, soma-se a uma cadeia tecnológica disponibilizado pelo Governo do Estado, que envolve laboratórios de informática e, mais recentemente, notebooks, que foram repassados a cada um dos 22 mil professores da rede pública estadual.

 
De acordo com o Gerente do Ensino Médio da Seduc, professor Edson Melo, estes novos recursos auxiliarão professores e alunos. “Os estudantes, sobretudo, se sentirão bem mais motivados a participar das aulas e terão um entendimento mais rápido sobre os assuntos ministrados”, citou o professor, explicando quea lousa digital oferece os recursos da internet, transmissão de vídeos, acesso a portais educacionais interativos, etc.

 
O Coordenador do Centro de Mídias de Educação do Amazonas, professor José Augusto de Melo Neto, ressaltou que o este mesmo recurso tecnológico já vem sendo utilizado com sucesso no programa de ensino mediado por tecnologias, desenvolvido pelo Governo do Estado. “É uma ‘ferramenta’ muito útil e que favorece a exposição e a recepção dos conteúdos, ampliando significativamente o interesse dos alunos pelo ensino”, apontou.

 

Estrutura de funcionamento

Localizado na zona oeste de Manaus, o Ceti ‘Áurea Pinheiro Braga’ terá como foco inicial o atendimento exclusivo no Ensino Médio. Na escola, estão matriculados 940 estudantes, assim divididos: 520 estudantes no 1º ano do Ensino Médio; 224 estudantes no 2º ano e 196 estudantes no 3º.

 
Para otimizar o atendimento o estabelecimento terá como gestora pedagógica a professora Helen Cristina Maciel e gestora administiva a professora Solange Guedes.

 
Localizado na zona centro-oeste de Manaus, o novo Ceti pertence à Coordenadoria Distrital 04 da Seduc, a qual é coordenada pela professora Angélica Matilde.

 

Homenagem

 
Conforme decreto governamental, a nova escola terá como patronesse a Senhora Áurea Urrutia Pinheiro Braga. Nascida no dia 08 de abril de 1924 na cidade de Manaus, Áurea Braga foi filha de Antônio Martins Pinheiro e Josefa Urrutia Pinheiro.

Em Manaus, estudou nos Colégios Santa Dorotéia e Nossa Senhora Auxiliadora. Casou-se em1942, com João dos Santos Braga Junior, constituindo uma família de cinco filhos: Sandra, Antônio Ricardo, Elisabeth (Im memorium), Fátima e Braga Neto.

Sua vida foi pautada na educação e consolidação de sua família, dedicou-se à formação acadêmica de seus filhos, compartilhou com seus esposos, em todos os momentos de sua vida, inclusive quando de sua carreira política. Cultivava e incentivava cultura regional nas suas mais diversas modalidades, defendendo suas raízes de maneira intensa, tornando-se assim uma figura notável em manifestações populares como o boi-bumbá de Parintins.

 
Faleceu em 07 de novembro de 2006, deixando esposo, os filhos Sandra Braga da Rocha, Antônio Ricardo Pinheiro Braga, Maria de Fátima Braga Roman, João dos Santos Braga Neto, os netos João Ricardo, Luciana, Pedro Henrique e João, noras e genros. 

 

Confira a estrutura do novo Ceti
no vídeo sobre sua inauguração:

 

http://www.youtube.com/watch?v=oDJuNpDHzFM

 

captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget