Escolas reforçarão ações em combate à dengue
O ano letivo da rede pública estadual de educação iniciará no dia 3 de fevereiro e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) já está planejando ações para mobilizar a comunidade escolar da capital e do interior no combate à dengue e à proliferação do mosquito aedes aegypt.
Em parceria com a Fundação de Vigilância e Saúde (FVS), uma das ações que envolverá os estudantes logo no início das aulas será o ‘Concurso para prevenção da dengue nas escolas’, que chega à sua 4ª edição com resultados positivos nos três anos anteriores.
A Coordenadora do programa ‘Saúde Escolar’, desenvolvido pela Seduc, professora Delta Segadilha, explicou que o concurso terá abrangência na capital e no interior. Seu objetivo é envolver estudantes dos vários níveis de ensino em atividades sócio-educativas sensibilizando-os para a prevenção da doença, na escola e, sobretudo, em suas casas.
“Por meio da educação superamos grandes obstáculos. O concurso é uma forma de mobilizar os alunos e torná-los multiplicadores, em suas famílias, das ações de combate à doença”, disse a Coordenadora, informando que por meio dessa atividade, cada escola será estimulada a formular um projeto e um plano de ação de combate efetivo à dengue.
Delta Segadilha disse ainda que, no bojo das ações em combate à proliferação da dengue, logo que iniciar as aulas, serão desenvolvidas iniciativas também de combate à malária, ao H1N1 e à proliferação dos caramujos africanos. “Nossa meta, enquanto Governo do Estado, é favorecer a qualidade de vida dos estudantes e das comunidades onde eles estão inseridos”, apontou a professora, citando que nesta semana, serão definidas as datas de lançamento do concurso e seu cronograma.
Oficinas para professores
De acordo com a Seduc, além do concurso serão oferecidas oficinas temáticas para professores. Ministradas por especialistas, as oficinas indicarão, passo a passo, alguns procedimentos que podem e devem ser adotados pelas escolas no combate ao mosquito transmissor.