Seduc tem as primeiras escolas públicas de educação básica a receber o selo ISO 9001 no país
As escolas estaduais Roxana Bonessi e Sólon de Lucena receberam na manhã de ontem (22) a certificação ISO 9001. Administradas pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), as duas são as primeiras escolas públicas de Educação Básica a receber o referido selo de qualidade no Brasil.
As Unidades públicas de ensino receberam o selo ISO 9001 em cerimônia realizada no auditório Gilberto Mendes de Azevedo (Fieam) na mesma ocasião em que outras nove instituições pertencentes ao Governo do Estado também receberam o mérito.
O processo de certificação é coordenado e supervisionado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), sendo realizado por empresas de auditoria, demandando aos órgãos avaliados uma série de treinamentos técnico e ajustes visando a excelência no atendimento e a melhoria contínua dos serviços prestados.
Instalada no bairro Colônia Oliveira Machado e oferecendo atendimento na modalidade de educação em Tempo Integral, a escola estadual Roxana Bonessi foi a primeira instituição brasileira a receber o selo ISO 9001. Na cerimônia, a gestora da escola, professora Francisca Lima disse que a certificação aumenta a responsabilidade da escola. “Trabalhamos com amor e procuramos tratar cada criança como se fosse parte de nossa família. O selo é o reconhecimento ao trabalho de cada educador da escola e reforça ainda mais o nosso compromisso com a educação”, afirmou.
Situada na Avenida Constantino Nery, no bairro de São Geraldo, a escola estadual Sólon de Lucena também recebeu a certificação do sistema ISO. O gestor da escola, professor Emanuel Soares agradeceu ao mérito e disse que a certificação traz orgulho a toda comunidade escolar.
A Secretaria Executiva da Seduc, Sirlei Alves, mencionou que o objetivo da Secretaria de Estado de Educação é avançar sempre. “A Seduc não vai parar por aqui, queremos levar essa experiência para as cidades do interior”, anunciou.
Além das escolas Roxana Bonessi e Sólon de Lucena, receberam a certificação ISO 9001 a Fundação Alfredo da Mata, Fundação de Medicina Tropical, Central de Medicamento, Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio, Fundação de Amparo à Pesquisa, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Amazonprev.
No total, a rede pública do Estado conta agora com 21 órgãos certificados pelo sistema ISO 9001.