Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Estudantes apresentam resultados de projetos de Iniciação Científica

Dois dias de intensas atividades que vão reunir resultados de 77 projetos de pesquisas, centenas de alunos e professores e dezenas de escolas da rede estadual de educação (Seduc). Este é o cenário da 2ª Mostra Científica e Seminários de Avaliação do Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

A abertura oficial do evento, em Manaus, acontece nesta quarta feira, 1º de dezembro, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizado à Avenida Mário Ypiranga (antiga Rua Recife), 2549, no bairro Parque 10 de Novembro. Nos dias 2 e 3 de dezembro, os alunos vão apresentar os resultados das pesquisas desenvolvidas durante os últimos seis meses, no prédio da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), antiga Aldeia do Conhecimento, na Rua Maceió.

Entre os trabalhos a serem apresentados destacam-se pesquisas em todas as áreas de conhecimento e disciplinas como Língua Portuguesa, História, Química, Matemática, Física, Ciências, Informática, entre outras. Trabalhos voltados à preservação do meio ambiente, como o desenvolvido pela Escola Estadual Professora Alice Salerno Gomes de Lima “Igarapé  do Mindu e Laboratório Vivo”, também serão apresentados.

Para o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Odenildo Sena, a Mostra e os Seminários do PCE são um momento especial, pois partilham com o público os resultados dos trabalhos dos alunos.

“É uma forma de darmos satisfação à sociedade do que está sendo investido no futuro das crianças, que estão produzindo conhecimento científico dentro das escolas, sendo sujeitos e trabalhando junto com os professores. É uma troca”, destacou.

De acordo com o coordenador institucional do PCE na Seduc, Eriberto Façanha, nos dois dias de evento é esperado um público de aproximadamente 2 mil pessoas entre alunos, professores e interessados no assunto. “Vamos disponibilizar ônibus para facilitar o acesso dos alunos. Nossa expectativa com o evento é muito boa. A partir do próximo ano, pretendemos levar a Mostra Pública para 40 municípios pelo menos”, informou.

Resultado positivo

Em sua quarta edição, o PCE já demonstrou ser capaz de promover uma transformação nos alunos que participam do programa, prova disso é a melhoria na qualidade de ensino dos estudantes. Façanha diz ser notável um aumento da criatividade dos estudantes, um esforço recompensado com a aprovação de 90% dos alunos do último ano do Ensino Médio, integrantes do PCE, tanto na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), quanto na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Para Odenildo Sena, esse trabalho conjunto mostra como é natural que aconteça a melhoria na qualidade de ensino e os bons resultados no vestibular. “A partir dessa experiência, os alunos sentem maior autonomia para criar e mostrar as pesquisas”, finalizou.

Sobre o PCE

O Programa Ciência na Escola (PCE) é realizado a partir de uma parceria entre a FAPEAM e as secretarias de Educação Estadual e Municipal. Ele consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes dos ensinos Fundamental e Médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas. 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação FAPEAM

Foto: Ricardo Oliveira 

captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget