Amazonenses são semifinalista das Olimpíadas de Língua Portuguesa
Wellington Mota Gama, 16, estudante da Escola Estadual Márcio Nery (Manaus) e Thamirys Lima, da escola estadual Francisca Mendes (Eirunepé) classificaram-se para a etapa semifinal das Olimpíadas Nacionais de Língua Portuguesa, que será realizada em Brasília. Os jovens concorreram com outros 17 mil estudantes e suas redações foram classificadas entre os 38 melhores do país.
Com o tema “O lugar onde vivo”, Wellington escreveu sua redação, tratando sobre a “Revitalização do Centro de Manaus”, transmitindo sua visão sobre a construção do camelódromo municipal.
“Não esperava que minha redação fosse escolhida, pois a Região Norte muitas vezes é esquecida. Foi uma grande surpresa quando soube que fui selecionado como semifinalistas. Irei a Brasília concorrer com mais 37 finalistas de todo Brasil e minha expectativa é muito grande, pois se eu fui escolhido é porque tenho potencial para ganhar a olimpíada”, disse Wellington.
As Olimpíadas de Língua Portuguesa são uma iniciativa do Governo Federal em parceria com o Banco Itaú. Elas ocorrem de dois em dois anos e todas as escolas públicas do país podem participar. A competição educativa tem por objetivo, contribuir com a formação dos professores e alunos, buscando a melhoria do ensino e da leitura nas escolas públicas brasileiras.
O tema desta última edição foi “O lugar onde vivo”, procurando favorecer a interação das crianças e dos jovens com o meio em que vivem. Ao desenvolver seus textos, os alunos resgataram histórias, aprofundaram o conhecimento sobre sua realidade e estreitaram vínculos com a comunidade
De acordo com a professora Maristela de Fátima Machante, que foi premiada por ser orientadora do estudante Wellington Mota, o trabalho de preparação dos alunos na escola estadual Márcio Nery foi feito de diversas maneiras. “Realizamos oficinas e acompanhamos os estudantes no trabalho de pesquisa e estruturação dos textos”, informou.
Inicialmente, em todo Brasil, foram apresentadas 17 mil redações e 38 foram selecionadas para a semifinal da competição.
As modalidades dividiam-se em quatro categorias: Poesia (5º e 6º ano do Ensino Fundamental); Memorial (7º e 8º ano do Ensino Fundamental); Crônica (9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio) e Artigo (2º e 3º ano do Ensino Médio).
Destaques regionais
Outros estudantes amazonenses obtiveram sucesso na competição. Destacando-se na categoria regional, eles participaram, inclusive, de oficinas promovidas em outros Estados. Foram eles: Erick Maciel, da escola estadual Tereza Tupinambá (Manaus); Assíbely Costa, da escola estadual Francisca Mendes (Eirunepé); Gustavo Brazão, da escola estadual Cônego Bento (Borba); Mantoneli Araújo, da escola estadual Amazonino Mendes (Apuí); Jociney dos Santos, da escola municipal Senador Fábio Lucena (Eirunepé) e Ana Carolina Lopes, da escola municipal Benício Pena (Boca do Acre).