Estudantes e educadores poderão atuar como voluntários no Mundial da FIFA
Nesta semana, Manaus deu um importante passo na fase de preparativos para receber o Mundial da FIFA de 2014. Ao organizar o I Workshop do Programa de Voluntariado para a Copa, o Governo do Estado passa a sistematizar este serviço que deve mobilizar aproximadamente 6 mil pessoas durante a realização da Copa, na capital amazonense.
Realizado na última terça-feira (26), o encontro reuniu aproximadamente 500 pessoas no auditório da Assembléia Legislativa do Estado. A organização ficou por conta do Comitê local para o Voluntariado da Copa, que tem à frente, a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
Sendo um dos palestrantes no Workshop, o secretário da Seduc, professor Gedeão Amorim, relatou que todo o esforço será feito para que o serviço de voluntariado atenda à expectativa da população amazonense. “Trabalharemos para que as pessoas de nossa região obtenham, junto à FIFA, esta oportunidade" , disse.
Gedeão Amorim mencionou que o comitê apoiará, por exemplo, a participação da comunidade escolar no evento. “Já estamos prevendo a participação voluntária de estudantes do ensino regular, do ensino de Tempo Integral e de funcionários públicos da Educação”, apontou.
O secretário da Sejel, Júlio César Soares, revelou que aproximadamente 6 mil voluntários serão necessários para atuar em Manaus durante a Copa. “As principais áreas de atuação serão as de Transporte, Telecomunicações, Línguas, Alimentação, Marketing e de Orientação Ambiental”, apontou o secretário, acrescentando que haverá oportunidades para o voluntariado agregando generalistas e especialistas.