Campanha ‘Violência, nem brincando’ é lançada em Manaus
Favorecendo a cultura da paz e estimulando o exercício da cidadania entre os estudantes, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e entidades parceiras lançaram nesta sexta-feira (8 de outubro) a campanha social “Violência, nem brincando”.
Direcionada ao público infanto-juvenil, a mobilização é parte da I Campanha de Desarmamento que foi planejada pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), e é uma ramificação do projeto “Ame a Vida”.
Na Campanha, mais de 20 escolas da rede pública estadual da capital serão mobilizadas e participarão de iniciativas sóciopedagógicas, tais como: concurso de redação, concurso de cartazes e gincanas educativas acerca do tema. A meta é, até o final do ano letivo, envolver mais de 8 mil estudantes nas ações sociais programadas.
Os concursos de redação e desenho serão organizados pela Coordenação do Projeto ‘Ame a Vida’, que é desenvolvido pela Secretaria de Estadado de Ação Social (Seas). Parte integrante da ‘Ação de Desarmamento Infantil’, os dois concursos têm por objetivo premiar a criatividade dos estudantes que consigam transmitir as melhores mensagens de paz sob a forma de desenho à mão livre ou redação.
A categoria ‘Desenho’ será destinada aos estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental e a categoria ‘Redação’ direcionada aos alunos matriculados entre o 3º e o 5º ano do mesmo Nível de Ensino. Conforme regulamento, haverá a etapa ‘intra escolar’ e a ‘inter escolar’, sendo premiados, ao final do certame, os melhores trabalhos. Os primeiros colocados em cada categoria concorrem a um notebook.
A representante da Seduc e uma das coordenadoras da campanha, Aline Albuquerque explicou que esta é uma ação integrada entre várias Secretarias de Estado, que busca estimular os mais jovens à valorização da vida e do convívio saudável com os seus pares. “Entre os mais jovens, esse estímulo pode ter como resultado a substituição de brincadeiras violentas por outras mais saudáveis; a valorização da família e o comprometimento com o respeito aos mais velhos”, apontou Aline.
A abertura da Campanha foi realizada na escola estadual Mª Bernardete Trindade da Rocha, localizada no bairro do São José. A solenidade contou com a participação da Secretária Executiva da Seduc, Sirley Alves Henrrique e da Secretária Executiva da Seas, Graça Prola. No evento escolar foram realizadas apresentações culturais (danças e fantoches) e foram apresentados o cronograma e os objetivos sociais da Campanha.