Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Amazonas é destaque nacional no IDEB

Na última segunda-feira (5), o Secretário de Estado de Educação do Amazonas, Gedeão Amorim, concedeu entrevista coletiva destacando os avanços da Educação pública no Amazonas constatados pelos índices do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica –, que foram divulgados nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com os dados do MEC, constatou-se que, na rede pública, o Amazonas foi o 6º Estado brasileiro a apresentar a maior evolução em índices no Ensino Fundamental (Anos Finais) e o 3º no ranking de crescimento no Ensino Médio.

 
Pelos dados do Ministério da Educação, observa-se que o Estado evoluiu em todos os níveis de ensino, como no Ensino Fundamental (Anos Iniciais), onde já figura em 11º lugar no ranking nacional.

 
“A constatação do Mec demonstra que no Amazonas as políticas públicas de Educação são consistentes e estão gerando excelentes resultados em todos os níveis de ensino. Atribuo esta evolução a um conjunto de fatores e destaco: a formação continuada dos professores, as políticas integrais de educação do poder público estadual e a gestão comprometida com o sucesso de cada estudante”, apontou o Secretário de Educação do Amazonas, Gedeão Amorim.

O Secretário da Seduc afirmou ainda que os resultados do último Ideb são animadores, visto que historicamente, o Amazonas sempre esteve entre os piores no ranking da educação pública nacional. “Com os investimentos e com o comprometimento dos professores e gestores, saímos das últimas colocações e já estamos entre os melhores, atingindo metas que o Ministério da Educação apontava que só seriam alcançadas por nós em 2015”, frisou Gedeão Amorim.

Como exemplo da notável evolução o Secretário da Seduc revelou que, conforme este último Ideb, observa-se que muitas escolas da rede pública estadual do Amazonas têm índices de qualidade equiparados e superiores aos de escolas de países europeus. “Temos escolas com o Ideb superior a 8,7. Isso é animador quando verificamos que a média das escolas de outros Estados não é superior a 4, disse Gedeão Amorim.

Fazendo uma avaliação do retrospecto do Amazonas no cenário nacional da Educação, o secretário da Seduc disse que os resultados são animadores, mas trazem em si um grande desafio. “O nosso desafio agora é não dar espaço ao comodismo. Queremos evoluir cada vez mais”, finalizou Gedeão.   

captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget