Governo do Estado inaugura escola de tempo integral em Manaus
Na última sexta-feira (18), o Governador Omar Aziz inaugurou na Comunidade Puraquequara a Escola Estadual de Tempo Integral Irmã Gabrielle Cogels.
A construção atende às principais exigências do público escolar e é equipada com 12 salas de aulas climatizadas, biblioteca, laboratório de ciências, laboratório de informática, cozinha, refeitório, salas para técnicos e professores, secretaria para atendimento ao público, área de convivência, banheiros e quadra poliesportiva coberta. A nova escola terá como gestora a professora Ana Paula Leitão Viana.
Com a nova escola, o Governo do Amazonas amplia a oferta de vagas para o ensino público na capital e passa a oferecer um espaço educativo diferenciado aos moradores da comunidade Puraquequara e entorno.
Com a nova escola, o Governo do Amazonas dá prosseguimento à política de ampliação da rede pública estadual de ensino onde, somente neste ano de 2010, foram inauguradas, além desta escola padrão, 3 Centros de Educação de Tempo Integral em diferentes zonas da cidade.
“Nosso Governo está priorizando o setor de Educação e até o final deste ano de 2010 vamos inaugurar um total de 15 Centros de Educação de Tempo Integral, atendendo Manaus e também os municípios de Parintins e Itacoatiara”, informou o Governador Omar Aziz.
O Secretário de Educação, professor Gedeão Amorim, disse que todas as novas escolas inauguradas pelo Governo do Estado são equipadas com recursos e equipamentos modernos para atender com a máxima qualidade aos estudantes. “As Unidades são equipadas com laboratórios, bibliotecas com vasto acervo, espaço adequado para a prática da Educação Física, e demais ambientes. Assim, favorecemos o melhor desenvolvimento dos estudantes e damos aos professores as melhores condições para o desenvolvimento de seu trabalho”, mencionou Gedeão Amorim.
Homenagem à Irmã Gabrielle
Em uma iniciativa que busca valorizar o pensamento da comunidade, a Seduc vem dando à população a oportunidade de definir o nome da escola que lhes atenderá. Com esta proposta, deu-se a homenagem à Irmã Gabrielle Cogels.
Nascida em 1913 na Bélgica, Gabrielle Cogells esteve sempre engajada na ação evangelizadora e humanitária. Ingressando aos 21 anos na Congregação Franciscana Missionárias de Maria e tendo se formado em Serviço Social, a religiosa veio aos 27 anos para o Brasil onde desenvolveu atividades sociais em São Paulo e também no Amazonas.
Em Manaus, realizou expressivos trabalhos na Comunidade Puraquequara, em meados da década de 1970, contribuindo com a promoção da Saúde, Educação e Formação da comunidade local.
Em sua atuação social e religiosa era tida como um exemplo pelos comunitários em com seu apoio foram construídos no local, um ambulatório, centro social, clube de mães e escola. Com saúde frágil, faleceu no ano de 2007, aos 94 anos, em Taubaté-SP.