Projeto de parceria entre Seduc e Sebrae é destaque em feira realizada em São Paulo
Coordenadores do projeto Yakinô, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), participaram na última semana da Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde, realizada em São Paulo.
O projeto foi destaque no evento por promover a cultura da cooperação e empreendedorismo junto aos estudantes de escolas estaduais do Amazonas.
A ocasião reuniu diversos expositores de todo o Brasil, entre eles a artesã e aluna do 1º ano do Ensino Médio da escola estadual Pedro dos Santos, no Careiro Castanho. A estudante compõe um grupo de 22 participantes do projeto Yakinô e participa de uma cooperativa de objetos artesanais, criada a partir do programa escolar.
A representante da Seduc e uma das coordenadoras do projeto Yakinô, Rita mara Avelino, relatou que os produtos produzidos pelos alunos da comunidade do interior do Amazonas foram destaque durante a feira em São Paulo. “Além de realizarmos boas vendas, conseguimos fazer contato com compradores de outros Estados”, afirmou.
Projeto Yakinô
Yakinô, na linguagem indígena, significa cooperação. Coordenado pela Seduc e Sebrae, o projeto visa proporcionar a estudantes do Ensino Médio uma melhor compreensão da cultura da cooperação, transmitindo aos jovens informações básicas que resultem em alternativas para favorecer o melhor aproveitamento de sua renda financeira a partir do ingresso no mercado de trabalho.
Rita Mara Avelino afirmou que o mercado de trabalho é altamente competitivo e para beneficiar o estudante, planejou-se esta ação. “Implantamos o Yakinô com o objetivo inserir e treinar o jovem no campo profissional”, explicou.