Governo inaugura novo núcleo do Jovem Cidadão na Redenção
O Governo do Amazonas inaugurou na manhã da quarta-feira, 12, o núcleo do projeto "Jovem Cidadão" no bairro Redenção, na zona Centro-Oeste de Manaus, para atender aos estudantes de três escolas estaduais daquela área.
Durante a solenidade o governador do Amazonas, Omar Aziz, reafirmou o compromisso do governo de trabalhar para superar os desafios e criar novas oportunidade, e lembrou que as transformações das sociedades passam, necessariamente, pela educação.
"Nosso compromisso é de oferecer o que há de melhor em oportunidades para que os jovens do Amazonas possam se desenvolver e ter um bom futuro assegurado”, disse o governador.
Sonho realizado
A estudante Maria Isabel Silva, 17, sonhava em aprender inglês. Além de falar queria ter o certificado atestando sua habilidade na língua estrangeira. Então, durante todo o ano passado ela fez o curso, de três horas diárias, por meio do Projeto Jovem Cidadão. Ou seja: ela cursou o ano letivo regular durante a manhã e à tarde voltava à escola para as aulas de inglês.
“Aprendi a língua e ganhei o certificado. Agora é só continuar praticando”, disse a garota que este ano está cursando informática também graças ao Jovem Cidadão.
“Adoro este projeto. Acho importante que todos tenham oportunidade de ter mais conhecimento, de ter mais possibilidade de crescimento”, afirmou a estudante que cursa o último ano do Ensino Médio e pretende fazer vestibular para medicina no ano que vem.
Maria Isabel é uma dos 800 alunos do projeto Jovem Cidadão, que teve inaugurado o núcleo no bairro Redenção, zona Centro-Oeste de Manaus.
O espaço possui quatro salas de aulas, laboratório de informática equipado com 20 computadores, secretaria, sala de reunião, sala de dança, pátio para jogos de mesa, e banheiros masculino e feminino, sendo todas as dependências do prédio climatizadas.
A construção dos núcleos marca a implantação de novos espaços físicos para o Projeto, onde estudantes da rede estadual de educação poderão desenvolver da melhor forma as atividades da iniciativa. Um total de 27 prédios semelhantes a estes será entregue até o fim do ano para atender a demanda do Jovem Cidadão.
Para o conselheiro tutelar da zona Centro-Oeste, Mário Jorge Santana, o Projeto Jovem Cidadão representa um ganho para toda a comunidade. “Os estudantes ficam os dois períodos ocupados, recebem qualificação e têm chance de ter uma renda melhor. Com isso, ganha a comunidade, também no que diz respeito a segurança, pois os jovens ocupados ficam longe de atividades ilícitas”, afirmou Santana.
Estrutura
Desde sua implantação em 2007, o projeto compartilhava da estrutura das escolas públicas estaduais e de outros espaços comunitários como igrejas católicas e evangélicas, associações comunitárias e organizações não-governamentais (ONGs).
O programa Jovem Cidadão iniciou atendendo a 4 mil alunos e hoje já beneficia a 120 mil estudantes em Manaus e em outros oito municípios do Amazonas.
Os quatro núcleos já inaugurados pelo projeto atendem 11 escolas estaduais da capital do estado, beneficiando mais de 6 mil estudantes. No núcleo inaugurado esta quarta-feira os estudantes vão ter acesso a cursos de informática, de assistente administrativo, de Contabilidade e de Inglês e participar de atividades de dança, música, cinema, artes plásticas, xadrez e ping-pong.
Programa
Reconhecido como um dos mais abrangentes programas sociais direcionados ao público juvenil, o Programa Jovem Cidadão criado pelo Governo do Amazonas e coordenado pelo Conselho de Desenvolvimento Humano e demais órgãos parceiros vem transformando a vida de milhares de jovens amazonenses.
Para estimular a participação, o Governo do Estado ainda disponibiliza uma bolsa mensal de R$ 30,00 para o estudante, ou de R$ 50,00 para a família com mais de um filho integrado ao programa.
Por meio do programa, os estudantes participam de atividades nas áreas de educação, esporte, cultura, capacitação e qualificação para o trabalho, realizada em parceria com as secretarias estaduais de Assistência Social (SEAS), de Educação (SEDUC), de Segurança (SSP), de Cultura (SEC), de Esporte (SEJEL); e também com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM).
Beneficiados
Na capital o programa atende mais de 90 mil alunos de 138 escolas envolvidas. No interior são mais de 30 mil alunos beneficiados de 75 escolas de Manacapuru, Maués, Parintins, Tefé, Benjamim Constant, Atalaia do Norte, Itacoatiara e Tabatinga.
Fonte: Agência de Comunicação do Governo do Estado (Agecom)