Governo do Estado entrega quarto núcleo do Jovem Cidadão no São José
O governador do Amazonas, Omar Aziz, inaugurou, na terça-feira, o quarto núcleo multifuncional do projeto Jovem Cidadão. A comunidade beneficiada é a do bairro São José, zona Leste, onde o núcleo está instalado ao lado da Escola Estadual Dr. Daisaku Ikeda.
“Este é um importante instrumento para dar oportunidade de aprendizado e crescimento pessoal aos jovens, para que eles tenham chance de crescer enquanto pessoas e enquanto profissionais que serão. Esta é a oportunidade que os pais destes jovens não tiveram e que agora oferecemos visando uma geração melhor”, disse.
Omar observou que até o final deste ano serão inaugurados mais sete núcleos multifuncionais do projeto Jovem Cidadão. “Estamos trabalhando e queremos fazer mais, oferecer mais oportunidades aos jovens e lhes assegurar um futuro melhor”.
Construído na Rua Raul Pavon, o Núcleo do projeto Jovem Cidadão conta com quatro salas de aulas climatizadas, laboratório de informática (equipado com 20 computadores), secretaria para atendimento ao público, sala para reuniões, sala de dança, espaço para jogos de mesa, quadra poliesportiva coberta, duas quadras de areia. Além de banheiros masculino e feminino.
A construção dos núcleos marca a implantação de novos espaços físicos para o Projeto Jovem Cidadão, onde estudantes da rede estadual de educação poderão desenvolver da melhor forma as atividades da iniciativa. De acordo com a Seduc, um total de 27 prédios semelhantes ao do bairro de São José serão entregues até o fim do ano.
O Núcleo Daisaku Ikeda atenderá diariamente a 1,8 mil estudantes das Escolas Estaduais Roderick Castelo Branco, Isaac Swerner e Daisaku Ikeda que participam do projeto nos turnos matutino e vespertino.
Desde sua implantação, em 2007, o projeto compartilhava da estrutura das escolas públicas estaduais e de outros espaços comunitários como igrejas católicas e evangélicas, associações comunitárias e organizações não-governamentais (ONGs).
Projeto Jovem Cidadão
O Jovem Cidadão é uma ampla ação do Governo do Estado e que oferece ao aluno uma nova perspectiva de vida. Ao participar do programa, o aluno volta à sua escola no contra-turno e tem acesso a uma gama de cursos e atividades esportivas e culturais que contribuem para seu crescimento como cidadão.
Reconhecido como um dos mais abrangentes programas sociais direcionados ao público juvenil, o Programa Jovem Cidadão criado pelo Governo do Amazonas e vem transformando a vida de milhares de jovens amazonenses. A ação é coordenado pelo Conselho de Desenvolvimento Humano e demais órgãos parceiros, dentre eles a Seduc.
Atualmente, o programa já atende a 120 mil jovens da capital e do interior do Amazonas e ao participar das ações, os estudantes retornam às suas escolas no contra-turno desenvolvendo atividades esportivas, sócio-culturais e uma variedade de cursos técnicos.
Para estimular a participação, o Governo do Estado ainda disponibiliza uma bolsa mensal de 30 reais para o estudante, ou de 50 reais para a família com mais de um filho integrado ao programa.
Por meio do programa, os estudantes participam de atividades nas áreas de educação, esporte, cultura, capacitação e qualificação para o trabalho, realizada em parceria com as secretarias estaduais de Assistência Social (SEAS), de Educação (SEDUC), de Segurança (SSP), de Cultura (SEC), de Esporte (SEJEL); e também com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM).
Alunos beneficiados
Na capital: 90.000 alunos beneficiados e 138 escolas envolvidas
No interior: 30 mil alunos são atendidos e 75 escolas nos municípios de: Manacapuru, Maués, Parintins, Tefé, Benjamim Constant, Atalaia do Norte, Itacoatiara e Tabatinga.
Fonte e foto: Agência de Comunicação do Estado do Amazonas