Estudantes do Colégio Brasileiro desenvolvem projeto social em prol dos idosos de Manaus
Dentre os diversos projetos desenvolvidos pelas escolas públicas estaduais do Amazonas, um em especial vem chamando a atenção pelo seu engajamento social. A iniciativa intitulada “Meu velho amigo” é desenvolvida pelo Colégio Brasileiro Pedro Silvestre e já beneficiou mais de 700 idosos em seus nove anos de funcionamento.
O projeto é coordenado pela professora Auxiliadora Farias e com o apoio de 2 mil estudantes conseguiu expandir as atividades para outros 25 colégios da rede estadual de Manaus, sendo hoje uma das iniciativas sociais a envolver um dos maiores números de estudantes no Amazonas.
“Nós buscamos ir além dos muros da instituição, incentivando a proximidade entre o jovem e as pessoas da terceira idade. Pelos resultados, observamos que este contato é tanto benéfico para os estudantes quanto para os idosos”, explicou.
Com a iniciativa, no decorrer do ano letivo, os estudantes da escola prestam assistência a idosos de Manaus e na última segunda-feira (26), a comunidade escolar recebeu grupos de idosos já atendidos, apresentando as metas que o colégio pretende atingir neste ano de 2010.
De acordo com o gestor do Colégio Brasileiro, professor Ricardo Henrique, participando desta ação de responsabilidade social os alunos estão modificando sua concepção acerca da velhice. Ao mesmo tempo em que prestam assistência aos idosos, os estudantes, segundo ele, aprendem com os mais experientes.
“Priorizamos o contato dos jovens com os idosos, sugerindo uma troca de experiência entre ambos”, apontou o gestor, mencionando que a ação aumenta a auto-estima dos idosos e contribui com a formação afetiva e social dos mais novos.
Sobre o evento desta segunda-feira, o gestor da escola informou que a atividade também serviu para atrair a atenção dos alunos do 1º ano do Ensino Médio que ingressaram recentemente na escola e ainda não conhecem o projeto ‘Meu Velho Amigo’. “Apresentamos as ações do projeto e mostramos o quanto ele tem sido benéfico para a população de idosos da cidade”, citou o gestor Ricardo Henrique.
33 escolas serão atendidas
Com perspectiva de expansão para 33 escolas projeto ampliará para 900 o número de idosos atendidos. “Cada grupo de quatro alunos ‘adota’ uma pessoa com mais de 60 anos, trabalha buscando melhorar a qualidade de vida dos mesmos, além de procurar suprir algumas de suas necessidades”, afirmou a coordenadora da ação, Auxiliadora Farias.
O projeto “Meu Velho Amigo” também promoverá no dia 1º de outubro deste ano, um baile para os idosos beneficiados com a iniciativa. Além da atividade cultural, os alunos deverão na ocasião distribuir cestas básicas de alimentos aos participantes.