Bairro Jesus me Deu ganha Ceti Zilda Arns
Com investimento da ordem de R$ 6 milhões, cada Ceti foi estruturado para atender com a máxima qualidade a um total de mil estudantes diariamente. Além de ter acesso a um ensino integral e contando com atividades escolares e extra-curriculares, os Cetis oferecerão oportunidades diferenciadas aos estudantes, permitindo-lhes usufruir de programações de desporto, cursos, atividades sócio-educativas e de saúde.
A inauguração do Centro de Educação de Tempo Integral ZildaArns contou com a participação do Governador do Estado, Omar Aziz e da Secretária de Estado de Educação, Cínthia Régia Gomes do Livramento.
Ceti: Infraestutura diferenciada
Construído em uma área de 10 mil metros quadrados, cada Ceti tem capacidade para atender a mil estudantes e sua estrutura física foi projetada pelo Governo do Estado para ser um modelo educacional.
O Ceti é equipado com 24 salas de aulas climatizadas, piscina semi-olímpica, laboratório de ciências, quadra poliesportiva, sala de dança, auditório, laboratório de informática, academia, refeitório, campo de futebol, sala de dança, sala de artes plásticas, sala de música, laboratório de ciências, laboratório odontológico e psicológico.
O empreendimento é construído em três pavimentos (pisos) e também está equipado com ambientes administrativos (secretaria, sala de professores, sala de técnicos e gestor), área de convivência, banheiros masculinos e femininos (adaptados para portadores de necessidades especiais) e poço artesiano.
O Ceti Zilda Arns tatenderá a uma média de mil estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano) e terá como gestor o professor Raimundo Nonato Holanda da Silva.
Governo do Estado presta homenagem à Dra. Zilda Arns
Médica pediatra e sanitarista, Zilda Arns Neumann nasceu em 1934, na cidade de Forquilha, Estado de Santa Catarina.
Iniciou a sua formação acadêmica em sua cidade natal. Em 1959, concluiu o curso de Medicina na Universidade Federal do Paraná, especializando-se em Educação Física, Pediatria Social e em outros aperfeiçoamentos.
Durante o Regime Militar, a sua preocupação com a juventude se acentuou mediante a convivência com seu irmão, Dom Paulo Evaristo Arns, (cardeal arcebispo de São Paulo).
Em 1983, a convite da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Zilda Arns fundou a Pastoral da Criança, órgão pertencente à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que tem a missão de trabalhar contra a mortalidade infantil. Mediante o sucesso de sua atuação social, a ação da Pastoral chamou atenção da Unicef e se disseminou por outros estados brasileiros.
Com tantas ações de cunho social e humanitário, Zilda Arns recebeu várias honrarias e homenagens, e foi indicada, por três vezes, ao Prêmio Nobel da Paz.
No dia 11 janeiro de 2010, Zilda Arns foi até o Haiti para realizar palestras e participar de encontros com representantes de várias ONG’s. No dia seguinte, durante uma ação social promovida em uma igreja da capital Porto Príncipe, um terremoto de acabou destruindo o prédio e ceifando a sua vida, aos 75 anos de idade.
Seu legado e sua contribuição social estão gravados na história mundial e seu exemplo permanecerá na mente e coração de todos.