Seduc dá início às aulas do ensino mediado via satélite
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deu início neste dia 29 de março, em todos os 62 municípios do Amazonas, às aulas do programa mediado via satélite do Centro de Mídias de Educação.
O conteúdo educacional é ministrado diariamente a um total de 1.146 salas de aulas em todo o Estado, sendo 1.000 salas de Ensino Médio e 146 salas do Ensino Fundamental. De acordo com a Seduc, o projeto é pioneiro no mundo e atende de forma prioritária à demanda estudantil localizada nas zonas rurais do Amazonas.
Na abertura oficial das aulas, o secretário de Estado da Educação, professor Gedeão Amorim, interagiu por meio de teleconferência com todos os municípios atendidos pelo projeto e explicou aos estudantes como serão desenvolvidas e ministradas as aulas no decorrer do ano letivo.
“Contamos com um quadro de professores especialistas que juntamente à equipe de assessoria pedagógica vai se esforçar para oferecer o melhor conteúdo possível no decorrer deste ano de 2010”, explicou o secretário Gedeão Amorim, acrescentando que em cada uma das 1.146 salas de aulas haverá um professor presencial para orientar as atividades educacionais.
Aos estudantes que acompanharam via satélite a transmissão solene da aula inaugural, o secretário da Seduc apresentou os professores que ministrarão as aulas diariamente dos estúdios do Centro de Mídias e falou como está organizada a estrutura tecnológica do projeto que, segundo ele, é pioneiro no mundo.
“A tecnologia via satélite que permite a interação em áudio e vídeo e em tempo real entre os estudantes da zona rural e professores foi desenvolvida com sucesso pelo Governo do Estado, ganhou inúmeros prêmios internacionais e hoje já está sendo copiada por outros Estados”, mencionou Gedeão Amorim.
De acordo com a coordenação do Centro de Mídias, mais de 25 mil alunos de comunidades rurais estão integrados ao projeto da Seduc e acompanham as aulas geradas via satélite diariamente.
Aulas via-satélite e em tempo real
As aulas do Centro de Mídias de Educação são geradas para as comunidades rurais do Amazonas por meio do sistema de IPTV, com interatividade de som, imagens e dados. Nos estúdios, instalados em central de difusão ao lado da sede da Seduc (no bairro do Japiim, em Manaus) os professores ministram as aulas que são transmitidas em tempo real para comunidades rurais do Amazonas.
Na outra ponta, um professor que desempenha o papel de mediador e facilitador, coordena as aulas na classe da comunidade rural. As aulas são todas minuciosamente planejadas por professores de cada disciplina, que utilizam recursos como trechos de filmes e animações em 3D para ilustrar os conteúdos escolares.