Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Educação do Campo, Alfabetização e Letramento são temas de capacitação coordenada pela Seduc

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) finalizou na última semana a capacitação dos técnicos municipais do Programa “Escola Ativa”. A formação foi promovida em parceria com a Universidade Federal do Amazonas e beneficiou 80 educadores.

Os professores participaram de dois, de um total de seis módulos, que são trabalhados na formação do profissional que atua em classes multiseriadas no interior do Amazonas.

A capacitação foi realizada em Manaus e abordou temas relacionados à “Educação do campo”, “Alfabetização” e “Letramento”. Durante o curso foram trabalhadas metodologias e instrumentos que podem facilitar o trabalho do educador em sala de aula.

Programa Escola Ativa

A realidade geográfica do Amazonas acaba por ser um grande desafio na promoção da educação pública de qualidade. Dentro deste contexto, surge o programa “Escola Ativa” na busca de melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas, bastante comuns em comunidades rurais dos Estados Brasileiros.

“As classes multisseriadas são salas de aulas com um número reduzido de alunos matriculados entre o 1º e o 5º ano do Ensino Fundamental”, explica a coordenadora do programa Escola Ativa no Amazonas, Zélia Laray. Segundo ela, o programa virou política pública no ano passado e tem o papel de fortalecer essas classes, formando e monitorando professores capazes de lidar com a demanda diferenciada.

Zélia Laray afirma que o Ministério da Educação (MEC) e os Estados perceberam que, bem trabalhadas, as classes multiseriadas oferecem recursos capazes de promover e oferecer ensino público de qualidade a crianças que muitas vezes tinham que enfrentar horas de ônibus ou de barco para chegar todos os dias a escolas mais próximas. “Ao invés da criança ser obrigada a sair da sua comunidade, demorando horas para chegar à escola, estamos fortalecendo o ensino nas classes da própria localidade”, acrescentou.

Através do programa “Escola Ativa”, os professores de classes multisseriadas passam por uma formação de 240 horas, divididas em seis módulos, em que são trabalhados metodologias e instrumentos que podem facilitar a vida deste educador em sala de aula. Em 2009 no Amazonas, 41 municípios aderiram ao programa. Em 2010, mais dez passaram a desenvolvê-lo, totalizando 51 municípios do interior do Estado beneficiados.

captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget