Seduc implanta fórum permanente de formação docente
Entidades estaduais, municipais e nacionais ligadas à educação promoveram no auditório Alalaú, da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) o I Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Amazonas, no dia 25.
De acordo com Sérgio dos João Carlos Teatini, diretor de Educação Básica Presencial da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do ministério da Educação (MEC), ainda existem 700 mil professores da educação básica em todo o Brasil que ainda não tem a formação em nível superior. “Desde que foi estabelecida a Década da Educação, em 1997, já se passaram 13 anos. Mesmo assim, ainda temos um número significativo de professores sem a devida formação”, destaca.
A Década da Educação, estabelecida pela Lei 9.394/96, de Diretrizes e Bases (LDB), responsabilizou estado, município e governo federal a formar 100% dos professores da educação básica.
O evento de implantação do I Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Amazonas contou com a presença do Secretário de Estado da Educação, Gedeão Amorim, da reitora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Marilene Corrêa, do vice-reitor da Ufam, Ednaldo Narciso Lima, do presidente da União dos dirigentes Municipais da Educação, Jeconias dos Santos. Estiveram presentes ainda Clélia Mara dos Santos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do MEC e Nara Maria Pimentel, coordenadora geral de Articulação Acadêmica do MEC.
O Fórum tem a finalidade de dar cumprimento aos objetivos da Política Nacional de Formação de Profissionais da Educação, que busca organizar formações iniciais e continuadas aos profissionais do magistério das redes públicas da educação básica a partir de um regime de colaboração envolvendo a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
Durante o Fórum, foi aprovado o regimento que formaliza e indica as diretrizes da ação conjunta que envolve o Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Instituições públicas de Educação Superior do Amazonas.
De acordo com o Secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, por meio de principalmente de dois programas, o Pró-formar da Universidade do Estado do Amazonas e o Programa Especial de Formação Docente (Pefd), desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Governo Estadual e Municipais chegou a formar mais de 30 mil docentes da educação básica em todo o Amazonas. “A Seduc tem um Centro de Formação que trabalha prioritariamente com a formação de educadores por meio de mais de dez programas”, acrescentou.
Segundo Gedeão Amorim, no último ano, cerca de 30 mil profissionais da educação participaram de algum dos cursos oferecidos pela Seduc em parceria com vários órgãos.
O Amazonas é um dos Estados pioneiros no desenvolvimento de formação aos profissionais da educação. Só neste mês ofertou, através da Plataforma Freire, oito mil vagas para cursos de especialização e atualização em várias áreas da educação.