Resolução determina idade mínima de 6 anos para ingresso no Ensino Fundamental
O Conselho Nacional de Educação (CNE) após uma consulta pública junto aos Conselhos de Educação de cada Estado determinou que em 2010 só poderão ser aceitas no Ensino Fundamental crianças com seis anos de idade, completados até o dia 31 de março. As crianças que completarão seis anos após esta data deverão ser matriculadas na Pré-Escola.
A resolução aprovada será encaminhada ao Congresso Nacional para a criação de um projeto de lei. A orientação, no entanto, já deve ser seguida por todas as redes de ensino.
De acordo com a presidente substituta do Conselho Estadual de Educação do Amazonas, professora Darci Neves, a lei 11.114 de maio de 2005 já determina o ingresso de crianças com apenas seis no Ensino Fundamental, mas esclarece que a idade corte, isto é, até que mês a criança deve ter nascido, ainda era questionado. “No Amazonas, nós adotávamos a regra de que a criança deveria ter seis anos até o início das aulas”, disse.
Darci Neves afirma que o objetivo da determinação de uma idade corte é o de padronizar em todo o Brasil a idade mínina de seis anos, período ideal para se começar a alfabetização. “Estudos feitos comprovam que nesta idade a criança já possui capacidade motora, cognitiva e social para ser alfabetizada”, declarou.
Para crianças que já estão na escola, o Ministério da Educação (MEC) adotará um período de transição apenas para este ano. Os alunos que completarão seis anos após dia 31 de março, mas que estiverem matriculados e freqüentando por mais de dois anos a pré-escola, poderão prosseguir o Ensino Fundamental.
O texto da resolução ainda aponta que na pré-escola só poderão ingressar crianças com 4 anos completos até o dia 31 de Março, já que o Poder Público Estadual e Municipal têm a obrigatoriedade de prover ensino para todos os cidadãos dos 4 aos 17 anos de idade.
Em 2010, além da resolução da idade corte, o Ensino Fundamental com duração de 9 anos deve ser implementado em todas as redes do país, já que o período de adaptação foi concluído. A rede estadual de ensino do Amazonas já adota o ensino fundamental de 9 anos desde 2006.