Rede Cidadã Digital forma 4 mil jovens
O Governo do Amazonas certificou 3.894 jovens beneficiados pelo projeto Rede Cidadã Digital, dia 20, às 8h, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira. Implantado em 2005, com o objetivo de ampliar o leque de oportunidades para jovens oriundos de famílias de baixa renda, os quais não tinham acesso à informática, o projeto já beneficiou 32.480 pessoas da capital e de 40 municípios.
Sandra Braga, presidente do CDH, que coordena a política social do governo, destaca que o momento celebra a conquista desses jovens, pois os cursos da Rede Cidadã Digital além de oferecer a qualificação profissional, ampliam as oportunidades de trabalho, e mudam a realidade dessas pessoas que antes não tinham como fazer cursos como esses. “Nosso compromisso é oferecer oportunidades para que os estudantes se aperfeiçoem. E a partir daí, tenham capacidade de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho e crescer profissionalmente”, explica Sandra Braga.
Na cerimônia na arena Amadeu Teixeira, o secretário Estadual de Educação, Gedeão Timóteo Amorim, representou o governador Eduardo Braga, que está em Dubai, participando do Conselho da Agenda Global do Fórum Econômico Mundial.
“Na minha vida de homem público, participar de ocasiões como esta, de formatura, é uma das mais felizes, pois é um caminho que foi percorrido e uma nova perspectiva que se abre na vida de cada um dos formandos”, destacou.
A turma de formandos conta com 2.707 alunos do Curso de Informática Básica, realizado em 90 escolas da rede estadual de Educação; e 1.187 alunos do Curso de Informática Avançada, em 29 escolas.
Inclusão Digital
Realizado em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e a Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), o programa social de inclusão digital, desde 2005, já beneficiou 17.898 pessoas de 90 escolas estaduais, nas seis zonas urbanas de Manaus; e mais 14.582 pessoas em 40 municípios do interior.
Na avaliação de Joésia Pacheco, diretora-presidente do Cetam, o projeto Rede Cidadã Digital é um projeto de sucesso no interior e na capital. “O Rede Cidadã é um projeto de sucesso grandioso, implantado pelo governador Eduardo Braga, que amplia as oportunidades de acesso ao mundo digital e torna os nossos jovens preparados para os desafios atuais”, destaca Joésia Pacheco.
Os cursos gratuitos de Informática Básica e Avançada oferecidos pelo projeto beneficiam jovens de ambos os sexos, a partir de 16 anos, com Ensino Fundamental Completo, e que não freqüentam a escola.
O curso de informática básica, incluiu módulos de Windows, Word, Excel, PowerPoint e Internet. E o de Informática Avançada, destinado às pessoas que já tinha certificado de informática básica teve módulos de Word e Excel Avançados ou Corel Draw e Photoshop. Os cursos têm carga horária de 80 horas, ministrados aos sábados, pela manhã e tarde.