Escolas públicas estaduais ganham novos gestores
Quarenta e seis escolas estaduais da capital estão sob nova direção desde a última quarta-feira, quando seus novos gestores tomaram posse em reunião técnica realizada na sede da Seduc. Os 46 novos gestores somam-se aos demais 164 diretores escolares em atividade na capital.
Durante a reunião, os gestores receberam orientações quanto aos procedimentos pedagógicos e administrativos da gestão escolar, como a gerência de recursos financeiros e de pessoal, além de assinarem o termo de compromisso do diretor que contém entre outras cláusulas as obrigações funcionais desta atividade pública.
De acordo com a Gerente de Monitoramento da Seduc, Eliana Braga, os novos gestores conheceram a dinâmica administrativa da Secretaria de Educação, metas e também os principais programas educacionais. “Queremos que estes novos gestores sejam aliados no principal objetivo da Seduc, que é o de melhorar cada vez mais a qualidade da educação no Amazonas”, disse.
Eliana explicou que os novos gestores assumem um grande compromisso. “Eles assumem a partir de agora um novo desafio profissional que exige compromisso, criatividade e dinamismo. Os novos gestores irão liderar o trabalho pedagógico e administrativo em 46 escolas estaduais e para isso devem estar preparados para as responsabilidades que o cargo exige”, acrescentou.
A Secretária de Estado da Capital, Ana Falcão, acompanhou a reunião técnica e explicou que os diretores devem ter uma gestão democrática e participativa, convidando toda a comunidade escolar a participar do processo de ensino. “É necessário que pais, professores e comunidade também assumam o compromisso de promover um ensino de qualidade. Este trabalho de mobilização é coordenado pelo gestor escolar”, disse.
Na reunião de trabalho ocorrida na Seduc, os novos gestores participaram também de palestras sobre relações interpessoais, integração e liderança, além de realizarem dinâmicas de apresentação e gestão.