Educação Fiscal é tema de concurso realizado com alunos da rede pública
O Governo do Estado, por meio de uma ação desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) premiou nesta terça-feira (dia 6) os estudantes participantes do primeiro concurso de cartazes do projeto ‘Cidadão em Ação – Consciência Fiscal’.
O programa tem por objetivo conscientizar os alunos sobre a importância socioeconômica do tributo. De acordo com o coordenador do programa Educação Fiscal, Augusto Bernardo Cecílio, o concurso de cartazes concluiu um trabalho de orientação realizado com estudantes da escola estadual Ângelo Ramazzoti (bairro de Adrianópolis). “Os alunos foram orientados quanto à importância de atitudes como solicitar as notas fiscais na hora de comprar um produto e também em conservar os patrimônios públicos”, apontou.
Realizado, como iniciativa-piloto, na escola estadual Ângelo Ramazzoti o concurso de cartazes mobilizou mais de 600 estudantes e teve como vencedor o aluno Iago Almeida que ganhou uma máquina fotográfica digital. O segundo lugar ficou com a aluna Tamillys Silva, que recebeu um aparelho Mp4 e em terceiro lugar ficou o aluno Geovane Costa, premiado com uma bola de futebol. Todos os prêmios foram doados pelo Sindicato dos Funcionários Fiscais do Estado do Amazonas (Sindifisco/AM).
Além de serem premiados, os 50 melhores trabalhos foram expostos no hall da Secretaria de Estado da Fazenda. Na ocasião, os estudantes participantes do concurso assistiram a filmes informativos sobre a importância da arrecadação tributária para a sociedade e também visitaram vários departamentos da Sefaz, conhecendo na prática o cotidiano de quem trabalha no órgão.
A assessora pedagógica do Distrito 3 da Seduc, Zaira Araújo destacou que o foco principal das atividades no campo da educação fiscal é a conscientização. “É interessante que essa conscientização parta da escola, pois assim os alunos podem levar estes temas para suas casas e abordá-los com os seus pais. Outro ponto importante nestas atividades é o lado lúdico, pois desta forma eles aprendem brincando e se divertem”.