SEDUC e MICROSOFT firmam parceria e oferecem formação para alunos amazonenses
400 alunos e 42 professores de Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo e Itacoatiara, beneficiados pelo ‘Programa de Formação para Jovens Estudantes – Aluno Monitor’ receberam o certificado de conclusão do curso de gerenciamento de laboratório de informática. O programa é oferecido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Microsoft.
O evento de entrega dos certificados foi realizado na última sexta-feira (25 de setembro) no auditório Belarmino Lins da Assembléia Legislativa do Estado e contou com a participação do grupo ‘Curumim na lata’ que tocou o hino nacional brasileiro.
De acordo com Secretária de Estado de Educação da Capital, Ana Falcão, o programa é desenvolvido desde o ano passado e tem o objetivo de criar novas perspectivas para o futuro dos alunos e para o desenvolvimento pessoal dos professores participantes. “A iniciativa contribui fundamentalmente para aumentar as habilidades competitivas dos alunos, fortalecendo o desenvolvimento humano pela melhoria da qualidade da educação no Estado”, disse.
Ana Falcão explicou que os alunos e professores formados através do curso devem capacitar outros estudantes, desenvolvendo atividades de informática na sua comunidade ou bairro. “A informática básica é necessária para que o jovem entre no mercado de trabalho e deve ser aliada no processo de educação. Ano que vem, com apoio da Microsoft, pretendemos aumentar de 400 para 2 mil o número de alunos beneficiados”, comentou a secretária.
A estudante do município de Presidente Figueiredo, Alexandrina da Costa, representou, durante a cerimônia de certificação, todos os demais alunos e agradeceu a oportunidade de uma formação mais completa. “Os adolescentes, principalmente, que estudam no interior do Estado não possuem muitas condições de realizarem um curso de informática e hoje, o mercado de trabalho exige que você tenha conhecimento na área”, disse.
Programa Aluno Monitor
O programa é uma formação técnica que atende alunos e professores para o gerenciamento do laboratório de informática das escolas públicas e das comunidades do entorno da capital, desenvolvendo habilidades específicas para a orientação e disseminação do conhecimento adquirido a outros colegas.