Seduc oferece formação para 4,2 mil professores em todo o Amazonas
Visando posicionar o Amazonas entre os dez melhores Estados no ranking nacional da educação, o Governo do Estado deu início ontem (31) a um ciclo de formação por meio do qual, até o próximo dia 18, capacitará 4,2 mil professores de Língua Portuguesa e Matemática em todo o Amazonas.
A formação é direcionada a professores da rede pública de todos os 62 municípios amazonenses e conta com a assessoria técnica da Fundação Universa (de Brasília), tendo como foco as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática: matrizes da Prova Brasil.
Na abertura da formação – realizada ontem no auditório Eulálio Chaves da Universidade Federal do Amazonas – o secretário de Estado da Educação, Gedeão Amorim, enfatizou que diversas ações estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado com o intuito de aprimorar a qualidade de ensino e consequentemente posicionar o Amazonas entre os dez melhores Estados no ranking nacional da educação.
“Nos últimos dois anos avançamos bastante, superando todas as metas estipuladas pelo Ministério da Educação. Queremos dar um salto de qualidade ainda maior, posicionando o Amazonas entre os dez melhores do país”, apontou Gedeão.
De acordo com o secretário, no ranking nacional do Ensino Médio, o Amazonas saltou, nos últimos dois anos, da penúltima posição (25ª) para a 13ª. “No ensino fundamental estamos na 19ª posição (anos finais) e 18ª posição nos anos iniciais, o que também represente um salto progressivo. Hoje estamos com um plano de metas em curso e ficaremos entre os dez melhores no ranking brasileiro”, anunciou Gedeão Amorim.
De acordo com a Diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais da Seduc, Cínthia Régia do Livramento, o ciclo de formação que se estende até o dia 18 tem importância fundamental.
“No mês de outubro nossos estudantes do ensino fundamental, assim como os demais estudantes brasileiros, farão a Prova Brasil e queremos que eles tenham um ótimo desempenho. Daí a razão de intensificarmos o processo de qualificação de nossos professores”, explicou.
Prova Brasil
A Prova Brasil é uma avaliação nacional direcionada a estudantes do ensino fundamental e o resultado da prova – somado a outros fatores, como o resultado do Enem – resulta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) conferido a cada instituição de ensino no Brasil.
A abertura da formação também contou com a participação do superintendente da Fundação Universa/Brasília, Alberto Nascimento e da formadora Margarida Rodrigues.