Zona oeste realiza mostra cultural do PROJETO JOVEM CIDADÃO
Nesta quarta-feira (dia 26), cerca de dois mil estudantes da rede pública estadual de ensino foram protagonistas da 1ª Mostra Cultural do Projeto Jovem Cidadão.
O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio de sua Coordenadoria Distrital 04, e foi realizado na quadra poliesportiva da escola estadual Eldah Bitton (Bairro da Compensa). Na ocasião, 22 escolas da rede estadual apresentaram de forma criativa as principais ações desenvolvidas no projeto.
O ‘Jovem Cidadão’ é uma iniciativa do Governo do Estado promovida pelo Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH) que conta coma parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Cultura (SEC), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Secretaria de Segurança (SSP0 e Secretaria de Assistência Social (Seas).
Por meio do Projeto, os estudantes podem retornar às suas escolas no contra-turno e ter acesso, de forma gratuita, a uma gama de atividades, tais como: cursos de informática, de teatro, de dança, iniciação musical, atividades de desporto, dentre outros.
De acordo com a coordenadora do Distrito 04 da Seduc, professora Angélica Matilde, a Mostra Cultural foi planejada com o intuito de apresentar de forma criativa à comunidade e aos alunos a diversidade de atividades oferecidas pelo projeto Jovem Cidadão.
A secretária de Estado Adjunta da Capital, Ana Falcão, foi uma das representantes do Governo do Estado no evento e afirmou que o Projeto Cidadão é uma ação de vanguarda que trabalha com a concepção de ensino integral, aliando pedagogia, desporto e ensino profissionalizante.
A secretária Executiva da Seduc, Sirlei Alves ressaltou que o projeto foi pensado com carinho pelo Governo do Estado objetivando a garantia de um presente e de um futuro mais saudável ao jovem amazonense, por meio das atividades oferecidas.
Oportunidades
Tandi Pereira, 15, é aluno da escola estadual Agnello Bittencourt (Compensa) e participa a alguns meses do projeto Jovem Cidadão. Para ele, esta ação tem lhe ensinado bastante. “Em minha escola agora tenho acesso a curso de teatro que, além de ser divertido, tem favorecido meu desenvolvimento com técnicas de comunicação, dicção e postura”, disse.
Já Vanderson dos Santos, 16, aluno da escola estadual Júlia Bittencourt, encontra no esporte uma oportunidade de lazer saudável. “Na escola são oferecidas várias atividades desportivas, como futsal e vôlei, onde contamos com a orientação de professores habilitados”, apontou.
Mais de 80 mil jovens atendidos
Reconhecido como um projeto de grande abrangência e eficácia, o Jovem Cidadão vem transformando a vida de centenas de jovens amazonenses e em 2009 já atende a 80 mil jovens da capital e do interior do Amazonas.
Além dos cursos oferecidos, para estimular a participação, o Governo do Estado ainda disponibiliza uma bolsa mensal de 30 reais para o estudante, ou de 50 reais para a família com mais de um filho integrado ao programa.