Escolas da Seduc têm plano de ação para combater a Influenza A
Seguindo as orientações da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) as escolas da rede pública estadual estão implementando planos de ações para combater e evitar a propagação da Influenza A (vírus H1N1).
O objetivo desta ação coordenada pela Seduc é fortalecer as medidas preventivas de higienização no espaço escolar por meio de uma intensa campanha de conscientização envolvendo pais, alunos e servidores.
Segundo a coordenadora do Programa Saúde na Escola, da Seduc, Delta Segadilha, a orientação foi dada às escolas na segunda-feira (19) durante o evento de sensibilização com do qual participaram os gestores escolares. “As escolas devem apresentar à Secretaria, até o dia 31 deste mês um plano concreto de ação, ficando à critério de cada unidade de ensino o planejamento e desenvolvimento de ações para atender da melhor forma a sua comunidade”, explicou.
Segadilha informou que as escolas estão recebendo constantes informações fornecidas por especialistas da Fundação Vigilância em Saúde e estão atentas as medidas preventivas cabíveis. “Todas as escolas da Seduc estão fazendo um controle próprio dos alunos que apresentam sinais de gripe, inclusive da gripe sazonal e materiais de higienização assim como materiais informativos estão sendo disponibilizados à toda rede escolar”, acrescentou a coordenadora.
Plano de ação iniciado
A Escola Estadual Olavo Bilac, (Zona Oeste de Manaus), foi uma das primeiras escolas a apresentar à Seduc seu plano concreto de ação. A instituição realizará palestras para pais e responsáveis, apresentará vídeos informativos sobre a doença e os alunos confeccionarão cartazes de esclarecimento, os quais serão distribuídos à comunidade do bairro do São Raimundo e Glória.
Para envolver os alunos, a escola também realizará uma vasta pesquisa sobre os sintomas e surgimento da Influenza A (H1N1) no Brasil, utilizando reportagens de jornais e revistas locais e nacionais.
Na manhã de ontem (21) os pais e alunos da escola Olavo Bilac participaram de um encontro recebendo orientações sobre os cuidados e prevenção a serem tomados em relação à nova gripe.
Escolas do interior também foram orientadas
Os gestores das escolas estaduais do interior do Estado também receberam capacitação sobre a Influenza A, apesar de nenhum caso da doença ter sido registrado nos municípios do interior do Amazonas. Esses gestores participaram de palestras com técnicos da Fundação de Vigilância e Saúde (FVS) na primeira semana de agosto.